O ex-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), é candidato a prefeito de Piraí, no Sul Fluminense. Após quase seis anos atuando apenas nos bastidores da política, enfrentando 13 meses de prisão e processos envolvendo a Lava-Jato, Pezão tenta retomar à vida pública em sua cidade natal, onde tudo começou na década de 1980.
De acordo com uma pesquisa eleitoral realizada pelo Ipec na última quarta-feira (14), o emedebista lidera com 59% das intenções de voto no município, enquanto o seu opositor e atual prefeito, Arthur Tutuca (PRD), possui 29%.
A candidatura de Pezão ainda não foi apreciada pela Justiça Eleitoral. A expectativa de Tutuca é que o ex-governador não possa concorrer já que é condenado por improbidade administrativa referente a repasses para a Saúde e Educação no período em que chefiou o governo do estado do Rio. Pezão tenta reverter a situação na justiça.
Tutuca é apoiado por Sergio Cabral, ex-amigo de Pezão. A relação entre os dois azedou durante o período em que Cabral esteve preso por suspeita de comandar uma organização criminosa que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras.
Edição: Jaqueline Deister