Sandro da Mabel Antônio Socorro (UB), de 65 anos, divulgou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que possui um patrimônio de R$ 313,4 milhões, o que o torna o candidato mais rico entre todos os postulantes às prefeituras das capitais brasileiras.
Conhecido apenas como Sandro Mabel, o candidato nasceu em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, em 1958. Cinco anos antes, em 1953, sua família havia fundado a fábrica de bolachas Mabel, que foi vendida em 2011 para a PepsiCo.
A política é um cenário comum na vida do empresário, que se candidatou à prefeitura de Goiânia em 1992, mas foi derrotado por Davi Accorsi, do PT. Curiosamente, Mabel enfrentará agora, em 2024, a filha de seu algoz dos anos 1990, a deputada federal Adriana Accorsi (PT).
Mabel se elegeu deputado estadual por Goiânia em 1990. Quatro anos depois, conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados em Brasília, onde acumulou cinco mandatos como deputado federal, entre 1995 e 2015.
O empresário, que hoje é candidato pelo União Brasil, já foi filiado ao PMDB (que se tornou MDB), PFL (que mudou de nome para DEM), Republicanos e PL. Mabel também foi assessor especial da presidência da República, quando o presidente era Michel Temer (MDB), que assumiu após o golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016.
Edição: Nicolau Soares