imposto

Pessoas atingidas por enchentes podem pedir isenção do IPTU de Porto Alegre; saiba como

A isenção será válida para os meses de maio a dezembro de 2024 e não será incorporada automaticamente

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Centro de Porto Alegre ficou submerso devido às fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul em maio - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Desde a última sexta-feira (9) é possível solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para imóveis atingidos por enchentes em Porto Alegre. A remissão foi aprovada pela Câmara Municipal em 30 de julho. Os vereadores estipularam que a isenção será válida para os meses de maio a dezembro de 2024 e não será incorporada automaticamente, devendo ser solicitada pelos proprietários das edificações no site do IPTU.

A prefeitura analisará o direito ao benefício conforme a mancha de georreferenciamento dos locais afetados pela cheia do Guaíba. Deverão ser informados o nome do proprietário, CPF ou CNPJ, e-mail e telefone celular. Além disso, é necessário inserir o número da inscrição do imóvel.

A lei realiza distinção entre os imóveis diretamente atingidos pela enchente e aqueles indiretamente afetados, como os que ficaram ilhados ou apartamentos em prédios que tiveram apenas o térreo alagado. Os primeiros poderão solicitar a isenção total das parcelas. Outros casos terão uma redução de 20% nos valores devidos.

Para quem já pagou o valor total do IPTU de 2024 ou algumas das parcelas de maio a julho, ou seja, antes da aprovação do projeto, também será possível solicitar o desconto. Os valores não serão devolvidos, mas abatidos do IPTU de 2025.


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Vivian Virissimo