Legislativo

Oposição faz acordo para manter vice-presidência da CLDF, mas perde maioria na Comissão de Educação

Última semana foi marcada pelo adiantamento da eleição para Mesa Diretora e troca no comando das comissões

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ricardo Vale segue na vice-presidência da CLDF - Foto: CLDF/Divulgação

Em um movimento para impedir o avanço da extrema direita nos postos-chave da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os deputados progressistas costuraram um acordo com a base do governador Ibaneis Rocha (MDB), que garantiu o mesmo espaço para a oposição e a reeleição do presidente Wellington Luiz (MDB) e do vice-presidente Ricardo Vale (PT). Apesar dos parlamentares progressistas manterem os postos de comando, perderam a maioria na Comissão de Educação e Cultura.

De acordo com o líder a oposição e presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Gabriel Magno (PT), o entendimento prévio é que não haveria alterações nas comissões já existentes, mas com o desmembramento da recém-criada Comissão da Saúde, os parlamentares governistas conseguiram a maioria. "A gente [oposição] perdeu maioria também na Comissão de Educação e ela foi a única que teve alteração. O que cabe até uma avaliação do trabalho que nós fizemos", analisou Magno.

No primeiro biênio, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura tinha uma maioria de deputados progressistas: Gabriel Magno, Ricardo Vale e Dayse Amarílio (PSB). Além de dois deputados da base de Ibaneis – Jorge Viana (PSD) e Thiago Manzoni (PL). Agora, a Comissão de Educação e Cultura segue presidida por Magno, mas conta apenas com Ricardo Vale da oposição, pois Dayse foi substituída por Daniel de Castro (PP). "Agora, a gente vai dialogar, como sempre fizemos para manter o trabalho, a fiscalização e as cobranças, que tiveram muito efeito junto ao governo", prometeu Magno.

Com a mudança, a única comissão da CLDF que segue com maioria de membros da oposição ao governo Ibaneis é a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU), presidida por Max Maciel (PSOL) e composta pelos deputados Fábio Félix (Psol), Gabriel Magno e os governistas Martins Machado (Republicanos) e Pepa (PP). "Ficamos muito satisfeitos com a maioria dos membros sendo da oposição, assim podemos reforçar nosso compromisso de seguir lutando por um DF melhor para todos", declarou Max Maciel.


Deputados de oposição seguem em postos de comando na CLDF / Marcos Tavares/ Agência CLDF

O acordo dos deputados progressistas com o presidente Wellington Luiz se deu a partir de uma avaliação de que os deputados bolsonaristas, sobretudo do PL, estariam articulando para lançar um nome para vice-presidente no lugar de Ricardo Vale e modificar a composição das comissões. Com o acordo, os deputados distritais aprovaram na quarta-feira, 17, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do DF nº 14 de 2024 e o Projeto de Resolução nº 43 de 2024, que altera o Regimento Interno da CLDF. As mudanças retiraram do texto o momento da eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio e incluíram a previsão de que a eleição pode ser realizada mediante acordo dos líderes.

O acordo permitiu a permanência de Ricardo Vale na vice-presidência da CLDF e que todos os outros cinco membros da oposição seguissem a frente de uma comissão. Além de Magno e Maciel, Dayse Amarílio assumiu a presidência da recém-criada comissão da Saúde, Chico Vigilante seguiu a frente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) e Fábio Félix Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa.

Mesa Diretora

Como o mandato da Mesa Diretora é de dois anos a nova composição eleita será empossada em solenidade no dia seis de janeiro de 2025 e o mandato se estende até o final de 2026. Na composição, o único representante da oposição da Mesa Diretora é o vice-presidente Ricardo Vale.

"Eu fiquei muito feliz com a nossa eleição para continuar o nosso trabalho em mais um biénio, de 2025 e 2026 na Mesa Diretora dessa casa", destacou o vice-presidente Ricardo Vale após a eleição. Ele ainda agradeceu o apoio dos colegas que tralharam por sua reeleição e destacou que vai continuar trabalhando por mais transparência na CLDF.

Composição da Mesa Diretora

Presidente: Wellington Luiz (MDB)

Vice-presidente: Ricardo Vale (PT)

Segunda vice-presidente: Paula Belmonte (Cidadania)

Primeiro-secretário: Pastor Daniel de Castro (PP) | Suplente: Pepa (PP)

Segundo-secretário: Roosevelt Vilela (PL) | Suplente: Doutora Jane (MDB)

Terceiro-secretário: Martins Machado (Republicanos) | Suplente: Eduardo Pedrosa (União Brasil)

Quarto-secretário: Robério Negreiros (PSD) | Suplente: Jorge Viana (PSD)

Corregedor: Joaquim Roriz Neto (PL)

Ouvidor: Jorge Vianna (PSD)

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva