programação especial

Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, reabre ao público após quase quatro meses fechada

Cerimônia será marcada por show de Jessie Jazz e inauguração de mostra fotográfica sobre desastres naturais

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Casa volta a estar aberta para visitação nos seus horários regulares, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h - Andressa Moreira/Arquivo

Após quase quatro meses fechada em decorrência da grande enchente que atingiu o estado gaúcho, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em Porto Alegre (RS), vai reabrir suas portas nesta quarta-feira (14).

Uma cerimônia na Travessa dos Cataventos, às 18h30min, vai marcar a retomada das atividades da CCMQ com show da cantora Jessie Jazz e banda. A partir da quinta-feira (15), o local volta a estar aberto para visitação nos seus horários regulares, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h. 

Para a diretora da casa, Germana Konrath, o evento evidencia o esforço coletivo empreendido na retomada. "A reabertura, nesse contexto, é como um grande abraço de acolhimento à comunidade artística e à população, que precisa de espaços e novos horizontes a fim de elaborar e imaginar futuros outros, a partir da cultura", aponta.

A cerimônia também será marcada pela inauguração de uma mostra especial do fotógrafo sul-africano Gideon Mendel. O artista é conhecido por suas fotografias de desastres climáticos.

Em maio deste ano, ele esteve em Porto Alegre e na região metropolitana para registrar a enchente histórica. As imagens fazem parte do projeto "Drowning World" (em tradução livre, Mundo se Afogando), que o artista desenvolve desde 2007.

Quatro meses fechada

Em decorrência do evento climático que assolou o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril, a Casa de Cultura Mario Quintana passou a atender somente visitas agendadas no dia 2 de maio, fechando para visitação no dia 3.

No mesmo dia, a equipe da instituição realizou uma força-tarefa para deslocar obras de arte, móveis e equipamentos para andares superiores. Todos os eventos posteriores foram suspensos e a casa permaneceu fechada ao público por três meses e meio. 

A partir da reabertura, a programação cultural da casa retorna aos espaços já reestruturados para receber o público. A programação completa pode ser conferida no Instagram da CCMQ


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Vivian Virissimo