Nesta terça-feira (6), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou uma audiência pública para discutir, propor e cobrar políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno. O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Dourado, que reforça a importância do aleitamento materno.
Leia também: Agosto é o mês do aleitamento: saiba como doar leite materno
"O mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado, foi instituído no Estado por uma lei da Alerj e visa promover a conscientização sobre a importância da amamentação. Essa lei busca democratizar a informação sobre os benefícios do aleitamento materno, combater preconceitos e desinformação que impedem a amamentação. Vamos nos reunir para debater e fortalecer a defesa da causa", comentou a presidente da Comissão, deputada Renata Souza (Psol).
Foram convidadas para participar da audiência a coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, Daniele da Silva; a doula Mariluce Nascimento; a superintendente de Atenção Primária da Secretaria de Estado de Saúde, Halene Cristina Dias; a professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Patrícia Lima Pereira; a integrante do Projeto de Educação Popular em Sala de Espera Ambulatórios, Luana Rodrigues; e a vereadora Thais Ferreira (PT).
Doar leite
Mulheres que estão amamentando podem doar o leite excedente para garantir a saúde de recém-nascidos de baixo peso. Para se tornar doadora, a mulher que está amamentando deve estar em boas condições de saúde e não pode estar tomando nenhum tipo de medicamento que interfira na amamentação (essa informação pode ser checada nas bulas dos remédios).
Se preencher os requisitos, a mulher deve procurar o banco de leite de sua localidade. Caso não saiba onde fica, pode ligar para o Disque Saúde, pelo número de telefone 136. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone.
Depois de verificar as informações sobre entrega ou retirada do leite, o próximo passo é garantir os recipientes para doação. Muitas vezes eles são entregues pelo banco de leite, mas podem ser usados potes de vidro com tampa plástica comuns, como os de maionese ou café solúvel.
Os potes devem ser esterilizados. Em casa, é possível fazer a esterilização cobrindo os recipientes com água dentro de uma panela e levando ao fogo. Depois que a água ferver, é preciso esperar 15 minutos. Após a retirada da panela, é essencial deixá-los secar sobre um pano limpo.
Edição: Mariana Pitasse