A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vai receber na próxima sexta-feira (9) e sábado (10), o evento de Culturas e Periferias para debater políticas públicas culturais para o setor. Serão dois dias de evento com o objetivo de reunir a sociedade civil, fazedores de cultura, gestores públicos, acadêmicos e representantes dos setores culturais para discutir as demandas reais dos fazedores de cultura nas periferias.
Leia também: Ministério da Saúde lança mapa de iniciativas populares nas periferias
A secretária dos Comitês de Cultura (SCC) do MinC, Roberta Martins, explica que o evento foi uma demanda da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada em março deste ano. Ela destaca também que o diálogo com as periferias do país é mais do que fundamental na sociedade brasileira atual.
"É muito importante tratar políticas públicas considerando as especificidades das culturas periféricas pelos seus efeitos nos territórios, pela perspectiva de agregação. A produção artística e cultural periférica é coletiva, sempre tem vínculo comunitário, de grupo, coletivo ou rede, promotora de cidadania, que aponta para a transformação das realidades das comunidades. Valorizando territórios que não são valorizados pela produção cultural e artística”, afirma.
O evento de Culturas e Periferias é parte do processo de ampliação da participação social que o MinC está promovendo no debate sobre políticas públicas culturais. Foram pensadas mesas de debates para discutir a atuação e a relação das periferias com patrimônio, memória, economia criativa e direito à cultura. Além disso, atrações artísticas e culturais também fazem parte da programação, como explica o diretor do Sistema Nacional de Cultura da SCC, Junior Afro.
O evento de Culturas e Periferias é uma realização da Promacom - Projeto Mais Comunidade em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Secretaria de Relações Institucionais, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, a Fundação de Arte de Niterói (FAN) e com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável. A atividade ocorrerá na Sala Nelson Pereira dos Santos (que fica na avenida Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos, em Niterói).
Edição: Mariana Pitasse