grande dia

Rafaela Silva vive superação e Rebeca Andrade pode se tornar a maior medalhista brasileira

Neste sábado, Brasil conquistou a prata no salto e o bronze no judô por equipes, chegando a 9 medalhas  

São Paulo |
Comemoração super emocionada da equipe brasileira de judô na conquista da medalha de bronze - Miriam Jeske/COB

A equipe brasileira de judô conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, neste sábado (3), após vencer a equipe italiana. O time brasileiro foi formado por Bia Souza – vencedora do ouro na categoria acima de 78kg –, Ketleyn Quadros, Larissa Pimenta, Daniel Cargnin, Willian Lima, Guilherme Schimidt, Rafael Silva, Rafael Macedo, Leonardo Gonçalves e Rafaela Silva.  

Grande emoção foi a participação de Rafaela Silva, que venceu duas lutas, superando momentos difíceis após uma suspensão por doping, ocorrida em 2019, e a pressão na volta às Olimpíadas, em que acabou eliminada no individual, retomando o caminho vitorioso que conquistou o ouro nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 

Na luta de hoje, Rafaela enfrentou a italiana Veronica Toniolo e conseguiu um ippon com uma chave de braço, levando a adversária a desistir da luta. Beatriz Souza venceu com um ippon por imobillização e Rafael Macedo também conseguiu um ippon. 

Mas Leonardo Gonçalves, Willian Lima e Ketleyn Quadros foram derrotados. Levando a disputa para uma luta desempate, definida por sorteio. E Rafaela Silva entrou no tatame novamente contra Veronica Toniolo. A brasileira conseguiu acertar rapidamente uma queda que não foi pontuada. Mas a revisão dos juízes confirmou um waza-ari. E a vitória do Brasil. 

Maior medalhista 

Pouco depois, foi a vez de Rebeca Andrade brilhar novamente. Ela conquistou a medalha de prata no salto – sua quinta medalha em olímpiadas – e igualou os maiores medalhistas brasileiros: Robert Scheidt e Torben Grael, da vela. Porém, com mais duas finais ainda para serem disputadas, a ginasta pode se tornar a maior medalhista olímpica brasileira da história.  

Rebeca ficou atrás apenas da estadunidense Simone Biles, que ganhou o ouro. Em sua primeira tentativa, a brasileira conseguiu a nota de 15.100 com o salto 'Cheng'. No segundo salto ela realizou o 'Amanar' e obteve 14.833, fechando a disputa com a nota de 14.966. 

Na próxima segunda-feira (5), Rebeca disputa as finais individuais na trave e no solo.

Outros resultados

No handball, a seleção feminina brasileira venceu Angola por 30 a 19 e avançou para as quartas-de-final. 

Na semifinal do boxe feminino, até 60kg, a brasileira Bia Ferreira perdeu para a irlandesa Kellie Harrington e ficou com a medalha de bronze da categoria. 

Edição: Rodrigo Gomes