JORNADA DE LUTA

MST protesta nesta sexta (26), contra reintegração de posse e violência em acampamento Canudos, na Paraíba

Acampamento sofreu, em junho deste ano, um incêndio causado por quatro homens encapuzados

Joao Pessoa - PB |
Acampamento de Canudos, na Paraíba - Carla Batista/ Divulgação MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Paraíba realizará um Ato Político Contra a Violência no Campo e em Defesa da Reforma Agrária na próxima sexta-feira (26), às 10h. O evento acontecerá no acampamento Canudos, localizado em Riacho de Santo Antônio.

O ato de protesto, afirma a entidade, vai contra os ataques recentes sofridos pelos lutadores pela reforma agrária. "O povo do campo tem enfrentado diversas ameaças, intimidações, agressões e até assassinatos", diz o chamamento, que também destaca o alto índice de violência no campo em território nacional. O acampamento também é alvo de um pedido de reintegração de posse emitido em maio deste ano, que ainda tramita na justiça. 

A ação é parte da Jornada Nacional por Alimento Saudável e Reforma Agrária e também protesta por justiça a respeito do incêndio ocorrido em 8 de junho no Acampamento Canudos, quando o espaço foi atacado por quatro homens encapuzados e armados. Os criminosos invadiram o acampamento, onde vivem 56 famílias, incendiando barracos e destruindo o que foi construído ao longo de dez anos.

A ocupação Canudos existe desde 28 de dezembro de 2015. O ataque em junho ocorreu uma semana após o cadastramento das famílias pelo Incra no território. Atualmente, o acampamento segue seu processo de reconstrução e retomada da produção com cultivo de milho, palma, feijão e jerimum, além da criação de gado e caprinos. 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves