Rio de Janeiro

Serviço

RJ: Defensoria Pública realiza ação social com assessoria para questões jurídicas em Niterói

Atividade celebra 70 anos da instituição no estado; programação acontece no sábado (20), das 9h às 15h

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Durante o evento, a DPRJ disponibilizará assistência para casos de pensão alimentícia, regularização de guarda e visitas entre outras informações - Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) realizará uma ação social no próximo sábado (20) em comemoração aos seus 70 anos de existência. O evento ocorrerá no Caminho Niemeyer, em Niterói, na região metropolitana do Rio, das 9h às 15h, oferecendo uma variedade de serviços gratuitos à população.

Leia também: ‘A cozinha solidária é uma ferramenta de organização social’, diz diretora da UNE

Durante o evento, a DPRJ disponibilizará assistência para casos de pensão alimentícia, regularização de guarda e visitas, investigação e reconhecimento de paternidade, expedição de alvará para levantamento de FGTS, divórcio, dissolução de união estável e retificação de registro civil. Haverá também orientações sobre direitos do consumidor de baixa complexidade e a realização de exames de DNA.

A ação social também contará com a participação de diversas instituições parceiras como Detran, Caravana da Ciência e Firjan/Senai, que oferecerá cursos gratuitos.

Além dessas atividades, a ação também marcará o início da exposição itinerante “70 anos: do sonho à luta”, que celebrará as sete décadas de lutas e conquistas da instituição. A mostra percorrerá sete municípios do Estado do Rio de Janeiro: Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Macaé, Volta Redonda e Rio de Janeiro. A exposição contará com painéis, um totem interativo e uma área lúdica, para que os visitantes possam descansar e se informar sobre a trajetória de 70 anos da instituição. Leia mais aqui (https://bit.ly/4cxbrZ7) 

Confira a lista completa dos serviços:

DPRJ
Pensão alimentícia;
Regularização de guarda e visitas;
Investigação de paternidade;
Expedição de alvará para levantamento de FGTS;
Reconhecimento de paternidade;
Divórcio;
Dissolução de união estável;
Retificação de registro civil;
Direitos do consumidor de baixa complexidade;

DETRAN
Emissão de identidade (é necessário levar certidão de nascimento ou casamento original);

FIRJAN/SENAI
Cursos gratuitos Firjan/Senai

Edição: Mariana Pitasse