O 2° Concurso Portinho Livre de Literatura está com inscrições abertas para estudantes de 13 a 16 anos até o dia 15 de agosto. A iniciativa neste ano tem como tema “O Brasil que resiste: ideias para adiar o fim do mundo”. O projeto é apoiado pelo Edital Ideias Inovadoras do Programa Fiocruz Fomento à Inovação.
O tema é inspirado no livro de Ailton Krenak, filósofo e líder indígena, que instiga a reflexão sobre outros modos de habitar e de estar em sintonia com o planeta. A iniciativa é direcionada para jovens de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Os textos produzidos pelos estudantes devem ser escritos em formato dissertativo ou narrativo, e ter entre 2 mil e 7 mil caracteres, com espaço.
De acordo com a Fiocruz, uma comissão formada por profissionais da instituição vai selecionar os 30 melhores trabalhos. Estes vão integrar um livro, a ser lançado pela Portinho Livre, selo de obras infantojuvenis da Fundação. A pessoa responsável pelo melhor trabalho será convidada a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus central da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em outubro (datas ainda a serem definidas). O convite dá direito a passagens para duas pessoas.
A Portinho Livre é uma plataforma que, ao reunir livros infantojuvenis em acesso aberto, recorre ao poder da literatura para instigar o interesse pela ciência, pela saúde pública e pela cidadania. As inscrições para a edição deste ano do concurso podem ser feitas aqui.
Edição: Jaqueline Deister