Celebração popular

Arraiá do MST reúne campo e cidade em festa 'julina' na capital paulista

Evento gratuito ocorre neste sábado (13), no Espaço Cultural Elza Soares

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Arraiá do MST em São Paulo terá arte, culinária e coletividade - Marina Tavares / MST

A cultura popular será celebrada neste sábado (13) no Arraiá do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em São Paulo. A festa ocupará o Espaço Cultural Elza Soares, que fica na região central da capital paulista, na Alameda Eduardo Prado, número 474, no bairro Campos Elíseos.

Com dança, brincadeiras e culinária, o evento amplia as conexões entre campo e cidade e se consolida no calendário anual da cidade como espaço de fortalecimento das expressões artísticas brasileiras. 

A festa julina é uma extensão das celebrações juninas, que historicamente comemoram a colheita do ano. Ao longo dos séculos, elas cresceram em território nacional, mas mantêm a força popular.

Aberto ao público e gratuito, o Arraiá do MST se junta a esse movimento. Na lista de atrações estão o grupo Forró das Minas e a discotecagem do músico e pesquisador musical pernambucano Caçapa.

O cardápio da celebração também é permeado pela cultura popular brasileira, com pratos de diversas regiões, como cuscuz, caldo verde mineiro, lanche de pernil, curau, canjica, bolo de milho e arroz doce. Haverá ainda variadas opções veganas.

 

Edição: Rodrigo Chagas