Rio de Janeiro

CULTURA

Lançamento da série "Nenhum Aluno a Menos" ocorre nesta sexta-feira (5) na Maré (RJ)

Produção educativa estará disponível no Youtube e é voltada para o público jovem da periferia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Tíago Cícero é grafiteiro e professor de arte - Foto: divulgação

Nesta sexta-feira (5), às 19h, ocorrerá a exibição de lançamento da série educativa "Nenhum Aluno a Menos" (NAM) na Praça do Timbau, no Conjunto de Favelas da Maré, localizado na zona norte da cidade do Rio. A produção é voltada para jovens da periferia e aborda assuntos pouco divulgados nas escolas tradicionais.

Os episódios abordam uma variedade de temas transversais que são essenciais para a formação dos jovens, incluindo mercado de trabalho, formação técnica, economia criativa, grafite, hip hop, literatura, matemática financeira, música, audiovisual, artes visuais e português.  

“A linguagem adotada evita o formato tradicional de videoaulas, optando por uma abordagem mais artística e criativa. Essa proposta busca engajar o público e criar uma experiência educativa mais envolvente, contribuindo significativamente para a formação desses jovens e, consequentemente, para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, destaca Pery de Canti, idealizador e produtor executivo do projeto.   

A maior parte da gravação ocorreu na Maré. A equipe buscou garantir a participação de profissionais majoritariamente oriundos da periferia, tanto na produção quanto na execução dos conteúdos. Além disso, os especialistas e professores que participam dos vídeos foram selecionados por sua conexão com as comunidades, garantindo que o conteúdo seja relevante e ressoe com os espectadores. Importante frisar que o projeto teve um impacto na economia local, favorecendo trabalhadores diretos e indiretos, o que reforça o caráter social da proposta.

As filmagens aconteceram entre maio de 2023 e maio de 2024, com 95% das gravações realizadas em meio a operações policiais, guerra de facções e confrontos sociais da violência, evidenciando o abismo existente entre o Estado e a periferia. 

“Essa realidade traz autenticidade e urgência às produções, refletindo as verdadeiras condições vividas pelos jovens dessas comunidades”, finaliza Canti, que há 20 anos se dedica a trabalhos socioeducativos voltados para as regiões periféricas.

"Nenhum Aluno a Menos" (NAM) contou com o patrocínio da Light e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Cultural do ICMS.

Serviço:

Nenhum Aluno a Menos

Onde: www.youtube.com/@nenhumalunoamenos 

Acesso: Gratuito

Exibição de lançamento: 5/7 (sexta-feira às 19h)

Onde: Praça do Timbau

Endereço: Próximo à Escola Creche Pescador Isidoro, perto do Pontilhão do Skate, no Conjunto de Favelas da Maré.
 
 

Edição: Jaqueline Deister