João Campos (PSB), atual prefeito do Recife e pré-candidato à reeleição, seria reeleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo o Datafolha. Pesquisa divulgada pelo instituto nesta sexta-feira (5) aponta para a liderança de Campos na corrida eleitoral na cidade, com 75% das intenções de voto.
Longe, em segundo, o ex-deputado federal Daniel Coelho (PSD), apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), tem 7% das intenções de voto. Ele é seguido por Gilson Machado (PL), ex-ministro de Turismo do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com 6% das intenções. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, ambos apenas figuram a disputa eleitoral em empate técnico.
Em terceiro lugar, está a deputada estadual Dani Portela (Psol) com 3%.Tecio Teles (Novo) e Simone Fontana (PSTU) têm 1% cada. Aqueles que declararam votar em branco, nulo ou ninguém são 5%, já os entrevistados que não sabem ainda em quem votarão representam 2%.
O Datafolha também testou um cenário no qual Túlio Gadêlha ocupa o lugar de Dani Portela, já que os dois travam uma disputa dentro do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) para ver quem representará a sigla na corrida pela Prefeitura de Recife.
Nesse segundo cenário, João Campos continua à frente de todos os pré-candidatos, com 74% das intenções de voto. O empate técnico continua entre os outros pré-candidatos, que permanecem bem distantes do primeiro colocado: Daniel Coelho tem 8%, Gilson Machado aparece com 5% e Túlio Gadêlha vem com 3%.
Simone Fontana (PSTU) e Tecio Teles (Novo) continuam com 1% das intenções cada. Ainda nesta segunda configuração, brancos, nulos e nenhum somaram 6% enquanto 1% não sabem em quem votariam.
Também foi feita uma pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não são apresentados aos pré-candidatos. Nesse modelo, Campos é citado em 39% das intenções de voto e 6% votariam "no atual prefeito". Depois, aparecem somente Gilson Machado, com 2%, e Daniel Coelho, com 1%.
Aqueles que declararam votar em branco, nulo ou ninguém são 6%, já os entrevistados que não sabem ainda em quem votarão são 40%. Outras respostas totalizaram 5%.
No total, foram entrevistados 616 eleitores entre os dias 2 e 4 deste mês. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-09910/202.
Edição: Nathallia Fonseca