Rio de Janeiro

DE OLHO

Após 2 anos, projeto "Economias Populares" chega ao fim em Duque de Caxias (RJ)

Iniciativa realizada pela ONG Capina impactou cerca de 250 pessoas no município; encerramento ocorre nesta quinta (27)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Projeto promoveu ações de educação ambiental nas comunidades de Pilar, Xerém, Campos Elíseos e Parque Marilândia - Foto: divulgação

Na tarde desta quinta-feira (27) ocorre o encerramento do projeto "Economias Populares" na biblioteca municipal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A iniciativa começou em 2022 com objetivo de fortalecer empreendimentos populares na área da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), promovendo a integração econômica, social e ambiental na região.

De acordo com a Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina), responsável pela execução do projeto, cerca de 250 pessoas foram impactadas diretamente pela iniciativa. As atividades do "Economias Populares" concentraram-se em ações populares e agrícolas nas comunidades de Pilar, Xerém, Campos Elíseos e Parque Marilândia. 

O evento de encerramento, que ocorre na tarde de hoje, destacará a importância da implantação de agroflorestas e hortas orgânicas como uma das ações centrais do projeto, além de reflexões sobre a metodologia adotada, que valorizou os conhecimentos comunitários e recursos naturais.

O "Economias Populares" é projeto realizado pela Capina em parceria com a Petrobras e com apoio da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Familiar (AS-PTA).

Edição: Jaqueline Deister