O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou a indicação do coronel Mello Araújo (PL) como vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) na disputa eleitoral para a prefeitura da capital paulista. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21), durante um evento na Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em que estavam presentes o governador e o atual prefeito de São Paulo.
Embora enfrentasse oposição de aliados de Nunes por seu perfil radical de extrema direita, a escolha de Mello Araújo atende a uma exigência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que o Partido Liberal integrasse a coligação. A agremiação detém a maior fatia do fundo eleitoral, e deve receber mais de R$ 886 milhões nas eleições deste ano.
Nunes tentou postergar ao máximo o anúncio do vice, mas o crescimento do coach Pablo Marçal (PRTB) nas pesquisas eleitorais gerou preocupação na campanha emedebista, que acabou antecipando a decisão.
Na sexta-feira passada (14), a aliança foi selada em um almoço entre Nunes, Tarcísio, Bolsonaro e Mello Araújo.
Quem é Mello Araújo?
Ricardo Mello Araújo, de 53 anos, é coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, onde chegou a ser comandante da Rota. À frente do destacamento, chegou a defender que policiais façam abordagens diferentes em bairros com moradores ricos, como Jardins e Vila Olímpia, e na periferia.
No dia 23 de outubro de 2020, Araújo assumiu a presidência da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), indicado por Jair Bolsonaro. À frente do entreposto, nomeou 22 policiais militares para os 26 cargos comissionados para empregados sem vínculo com a Administração Pública disponíveis na companhia.
Mello é acusado de assédio ao Sindicato dos Carregadores Autônomos (Sindicar) por haver visitado a sede da instituição acompanhado de um grupo de assessores armados.
Na gestão de Mello Araújo, a Ceagesp autorizou a inauguração de um clube de tiro na sede do entreposto na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista. O espaço funcionou até 22 de novembro de 2022.
Pesquisas
Segundo pesquisa Atlas/CNN, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, lidera a corrida eleitoral com 35,7% das intenções de voto. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) soma 23,4%, seguido de Pablo Marçal (PRTB), com 12,6%, e Tabata Amaral (PSB), com 10,7%.
A pesquisa indicou ainda os possíveis cenários para um segundo turno. Caso fosse disputado entre Boulos e Nunes, a projeção é de empate técnico, com 46% e 44%, respectivamente.
O psolista venceria qualquer outro candidato com uma vantagem de ao menos 6%.
Já no cenário de disputa entre Nunes e Tabata, o atual prefeito venceria a disputa com 42% dos votos, contra 37% da candidata do PSB.
Edição: Martina Medina