Meio ambiente

Praia do Forte, na Bahia, recebe programação ambiental aberta ao público neste fim de semana

Evento vai até sábado (16) com programação gratuita que inclui oficinas, palestras e visitas guiadas

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Estudantes de escolas municipais participam da programação ambiental no Castelo Garcia Dávila - Claudia Correia

A Fundação Garcia Dávila, em Praia do Forte, no município de Mata de São João, na Bahia, está promovendo a segunda edição das atividades comemorativas à Semana do Meio Ambiente de 13 a 15 de junho, das 10h às 18h, .

A programação completa da 2ª Semana do Meio Ambiente está disponível no Instagram @castelogarciadavila e inclui oficinas gratuitas de cerâmica, reciclagem, palestras, exercícios de meditação guiada e música ao vivo.

Na última quarta-feira (13), a abertura do evento contou com as visitas de estudantes e professores das escolas municipais João Pereira Vasconcelos, de Mata de São João e José Marques Teixeira, de Camaçari.

A bióloga marinha e ativista climática Meghan Bell apresentou de uma forma lúdica as causas e efeitos das mudanças climática, os riscos que ameaçam o equilíbrio ecológico como a poluição, o desmatamento, o efeito estufa, o aquecimento global e as consequências sobre a vida marinha.

Meghan, que é professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), coordenou a roda de conversa sobre a crise climática  e convidou os estudantes e professores para contribuírem com as medidas de preservação ambiental como a coleta seletiva , a limpeza de praias, o consumo consciente de água e energia elétrica e o cuidado com os animais e plantas.


Programação gratuita vai até domingo (15) no Castelo Garcia Dávila / Claudia Correia

Ela é embaixadora no Brasil da organização não governamental Ocean Care que realiza atividades de educação ambiental, oficinas de reciclagem, palestras educativas e limpezas de praia para coleta de lixo.

As atividades da 2ª Semana do Meio Ambiente incluem, ainda, stands do Projeto Baleia Jubarte, Fundação Projeto Tamar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Mata de São João e Meliponário Pólen Dourado que expõem e comercializam produtos, distribuem cartilhas e mudas de árvores frutíferas e prestam informações sobre o cultivo de abelhas, a preservação das tartarugas e o turismo ecológico na região da Praia do Forte como a observação de baleias.

O Castelo Garcia Dávila, mantido pela fundação, funciona de quarta a domingo, para a visitação pública do Memorial e exibição de vidromapping após o pôr do sol.

Fonte: BdF Bahia

Edição: Gabriela Amorim