O programa Papo na Laje que vai ao ar na próxima quinta-feira (13), às 18h, apresenta conversa com moradoras de Maricá envolvidas diariamente na construção de iniciativas voltadas para alimentação saudável no município. O episódio aborda o Bem-Viver Alimentar, projeto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), que tem como pilares a agroecologia, a cooperação e a sustentabilidade.
Leia mais: Fábrica de açougue vegano com alimentos a base de jaca e aipim é inaugurada em Maricá (RJ)
A nutricionista e coordenadora do Restaurante Escola Paola Schietti explicou que a função do projeto é capacitar pessoas em diversos cursos não só de gastronomia. São 60 cursos de ensino à distância (EaD) e 10 presenciais, como bartender, sommelier, garçom, pizzaiolo, panificação, entre outros, que tem alta procura para o mercado de trabalho local.
"As pessoas procuram nosso curso para se aprimorarem, ou porque querem ter um hobbie, abrir um negócio, ter uma fonte de renda. Cada um tem sua história e é muito lindo. Já tivemos casos de pessoas que sofreram violência doméstica e estão recomeçando a vida. Nosso foco é agregar conhecimento em diversos segmentos da gastronomia", disse Paola.
Outra convidada é a jovem Eduarda Borel, coordenadora da empresa parceira Empório I Piatti. A empresa compra insumos de agricultores locais que servirão de base para a produção de alimentos sem glúten. O projeto também faz parte do programa Bem-Viver Alimentar, encomenda tecnológica do ICTIM.
"O Bem-Viver Alimentar tem a ideia de criar esse ecossistema entre as empresas que fazem parte do projeto. As nossas farinhas vão para o Restaurante Escola ajudar na formação dos alunos, as massas vão para as escolas e ajudem na alimentação saudável das crianças. E a gente também compra os insumos dos pais dessas crianças", disse Eduarda.
Leia também: "Nunca imaginei plantar, colher e consumir", diz moradora de unidade agroecológica em Maricá (RJ)
Em entrevista à apresentadora Dani Câmara, ela contou que o desenvolvimento das massas sem glúten passa por inúmeros testes até chegar no produto final. "Usamos muito o aipim, a taioba, feijão guandu. São insumos em abundância em Maricá", completa Duda que deu início a experiências com uso de PANCs, sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais.
Assista
Papo na Laje
O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.
A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).
Edição: Clívia Mesquita