financiamento

Comitê de Cultura do PR oferece assessoria gratuita para concorrer à Lei Aldir Blanc; inscrições até esta segunda (10)

Ação se destina a artistas e produtores que desejam participar do edital da Lei Aldir Blanc de Curitiba

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
O Paraná é o terceiro estado que menos liberou recursos da Lei Aldir Blanc para os trabalhadores da cultura - Giorgia Prates

O Comitê de Cultura do Paraná está oferecendo assessoria gratuita para artistas e produtores que desejam participar do edital da Lei Aldir Blanc de Curitiba. O programa Propulsão Cultural, liderado pelo Comitê, está com inscrições abertas até esta segunda-feira (10).

Os Comitês de Cultura, instalados recentemente em todas as unidades da federação, têm como objetivo facilitar o acesso de agentes culturais a verbas de financiamento e outras políticas públicas, promovendo a diversidade na produção artística brasileira. No Paraná, a primeira iniciativa do Comitê é o Propulsão Cultural, que oferecerá suporte técnico a pelo menos 50 projetos interessados no edital da Lei Aldir Blanc de Curitiba, lançado pela Fundação Cultural.

O programa conta com o apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (SATED/PR) e do Laboratório de Cultura Digital da UFPR. Para participar, os interessados devem acessar o site do projeto e preencher o formulário de inscrição, detalhando o projeto, suas expectativas e dificuldades.

:: Cariri (CE) será região-piloto de novo formato da Lei Rouanet, que aposta na multiplicação de conhecimento ::

Dúvidas poderão ser esclarecidas durante uma live realizada nesta sexta-feira (7), às 19h, com a equipe do Comitê de Cultura do Paraná. Além disso, o SATED/PR oferecerá um plantão de atendimento em sua sede na segunda-feira, 10 de junho, para auxiliar nas inscrições.

A partir da próxima semana, os responsáveis pelos projetos inscritos serão convocados para reuniões com a equipe técnica do Propulsão Cultural, para desenvolverem suas propostas de acordo com os requisitos do edital da Lei Aldir Blanc de Curitiba. A equipe também auxiliará na busca da documentação necessária. Todos os projetos serão posteriormente disponibilizados publicamente.

O Comitê de Cultura do Paraná é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, que venceu um edital do Ministério da Cultura em 2023. O coletivo, ativo desde 2005, participou da implantação da política dos Pontos de Cultura durante os primeiros mandatos do presidente Lula. O Comitê trabalha na difusão de informações sobre políticas culturais, capacitação de artistas, apoio na elaboração de projetos e mobilização da classe artística.

O lançamento oficial do Comitê de Cultura do Paraná será no dia 20 de junho, com a presença confirmada da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Mayala Fernandes