O município do Rio Janeiro realiza neste sábado (8) o dia D de vacinação contra a paralisia infantil. Serão disponibilizados mais de 650 pontos de vacinação, das 8h às 17h, entre unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e postos extramuros montados para facilitar o acesso da população.
A campanha faz parte da Estratégia Nacional de Vacinação contra poliomielite, que teve início no dia 27 de maio e vai até o dia 14 de junho, com o objetivo de reduzir o risco da reintrodução da doença – erradicada no país desde 1994 – e aumentar a cobertura vacinal. O dia D da campanha será realizado em todas as unidades de Atenção Primária e nos pontos extras de vacinação espalhados por toda a cidade.
Quem deve tomar a vacina?
Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 a 4 anos que estejam em dia com o esquema básico devem receber mais uma dose da vacina oral (VOP). A recomendação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança para avaliação da situação vacinal pelas equipes de saúde.
No município do Rio, a meta é vacinar 237 mil crianças de 1 a 4 anos, o que corresponde a 95% da população alvo, que é de 248 mil indivíduos. Segundo a prefeitura, a vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados por toda a cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
Confira aqui a relação dos postos de vacinação no dia D contra a paralisia infantil.
Edição: Jaqueline Deister