O recuo das águas das enchentes trouxe à tona um cenário de destruição e desafios para a população e autoridades de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A situação ainda é crítica devido ao acúmulo de entulhos que cobrem grande parte das calçadas e vias do município.
Móveis, colchões, eletrodomésticos e diversos utensílios danificados pelas enchentes se amontoam nas ruas, tornando as calçadas intransitáveis. Para os motoristas, trafegar pelas vias é uma tarefa complicada, com a necessidade constante de desviar das pilhas de lixo que se formaram.
A prefeitura de Canoas informou que esforços intensivos estão sendo feitos para limpar a cidade. Até o sábado (1º), foram recolhidas 4.696 cargas de resíduos de casas atingidas pela enchente. Atualmente, ocorrem também trabalhos de varrição das ruas onde já foi realizada a coleta de resíduos pelos caminhões. Após esse trabalho, as mesmas localidades receberão o serviço de lavagem.
Em contato com o Brasil de Fato RS nesta quarta-feira (5), Camila Pawlowski, moradora do bairro Harmonia, expressou indignação com a quantidade de entulho acumulado na Rua Engenheiro Kindler, onde reside. "A nossa rua é a única que ainda está lotada de lixo. A Clóvis está limpa, a Rio dos Sinos já tem uma parte limpa, mas parece que esqueceram da nossa rua. É um absurdo a nossa rua continuar assim", desabafa.
De acordo com a prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, a Operação Limpeza ocorreu, nesta quarta-feira (5), nas localidades listadas abaixo:
Mathias Velho: Rua Curitiba e Avenida Rio Grande do Sul;
Central Park: Rua Flórida;
Harmonia: Rua Maia Filho; Rua República; Rua Clóvis Beviláqua e Avenida Rio dos Sinos;
Mato Grande: Rua Francisco Behrens e Rua Dom João Bosco;
Fátima: Rua Cairú;
São Luís: Rua Engenheiro Rebouças;
Rio Branco: Rua Machadinho; Rua Boa Esperança; Rua Primavera e Rua Boa Saúde.
A prefeitura orienta os moradores com itens danificados pelas enchentes a colocá-los em frente às suas casas para facilitar a retirada pelos caminhões de coleta.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko