Rio de Janeiro

Prevenção

Violência no campo se torna tema de audiência pública promovida pelo MPF em Campos (RJ)

Encontro será realizado na quinta (6) após denúncias de ações policiais desproporcionais no assentamento Josué de Castro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Os relatos que chegaram ao MPF falam de abordagens policiais agressivas e tentativas de intimidação contra membros de movimentos sociais - Eduardo Moura/MST-MA

Uma audiência pública para tratar de políticas de reforma agrária e prevenção da violência no Norte Fluminense vai ser realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), em parceria com a Ouvidoria Agrária Nacional, na próxima quinta-feira (6), às 9h, no auditório da sede da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes (RJ).

Leia também: Famílias de assentamento legalizado pelo Incra são intimidadas pela PM em Campos dos Goytacazes (RJ)

O objetivo do evento, segundo o MPF, é consolidar as discussões sobre o tema e estabelecer uma agenda conjunta entre as instituições participantes. Foram convidados representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do instituto de Colonização e Reforma Agrária, da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, da Defensoria Pública Estadual e da União, da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes e da Prefeitura do Município de Campos dos Goytacazes.

A realização da audiência é um desdobramento da atuação da Procuradoria da República em Campos em parceria com a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) no Rio de Janeiro. Em abril deste ano, o MPF solicitou providências da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado sobre denúncias de intimidação policial contra assentados rurais.

De acordo com documento enviado pelo MPF à SSP e à Secretaria de Polícia Militar, ações policiais desproporcionais teriam ocorrido durante projeto da Defensoria Pública estadual, realizado no assentamento Josué de Castro, no dia 6 de abril. Os relatos que chegaram ao MPF falam de abordagens policiais agressivas e tentativas de intimidação contra membros de movimentos sociais, que estavam conduzindo atividade de conscientização agrária durante a atividade da Defensoria Pública. 

Serviço

O quê: audiência pública sobre políticas de reforma agrária e prevenção da violência no Norte Fluminense.
Quando: quinta-feira (6), às 9h.
Onde: auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes (RJ) – Rua José do Patrocínio, nº 71.

Edição: Mariana Pitasse