No mês do orgulho, as oficinas d a ONG Favela Mundo tem 10% das vagas reservadas para pessoas LGBTQIA+. A iniciativa, segundo a organização, visa a promover a inclusão e a diversidade, garantindo oportunidades de formação profissional.
Leia também: Retomada do Minha Casa Minha Vida: o que os municípios podem fazer para melhorar seus impactos?
As vagas são para cursos voltados para o mercado da estética, carnaval e audiovisual. As formações incluem aulas de fotografia, vídeo, maquiagem social, maquiagem artística, tranças e turbantes, fantasias e adereços, decoração, alongamento de unhas e artesanato.
As aulas práticas terão duração de 10 semanas, sendo realizadas uma vez por semana a partir de agosto. Todo o material e uniforme serão fornecidos gratuitamente e não haverá taxa de inscrição. Ao término dos cursos, os participantes receberão certificados e estarão prontos para ingressar no mercado de trabalho e gerar sua própria renda.
As inscrições começam no dia 1º de julho e as aulas serão oferecidas no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio, e no Morro da Babilônia, na Zona Sul. Para se inscrever, basta ter mais de 15 anos. Mais informações no site da organização.
Fundada em 2010, a Favela Mundo já passou por 13 comunidades, beneficiou mais de 12.000 crianças e adolescentes em oficinas de artes e formou profissionalmente mais de 6 mil jovens e adultos em cursos voltados ao mercado da estética e do carnaval. A ONG tem em seu currículo o reconhecimento de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, concedido pela ONU em 2014.
Edição: Mariana Pitasse