Progressista

EUA, Rússia, UE, AL e Caribe: líderes cumprimentam Claudia Sheinbaum, primeira presidenta do México

Cientista e progressista, Sheinbaum tem seu programa de governo pautado no combate às desigualdades

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Claudia Sheibaum comemora resultados parciais que indicam sua vitória para a Presidência do México na segunda-feira, 3 de junho de 2024 - Gerardo Luna / AFP

Presidentes e líderes políticos da América Latina saudaram a vitória de Claudia Sheinbaum, candidata à presidência do México pela aliança governista Sigamos haciendo historia (Sigamos fazendo história), nas eleições de domingo.

Com quase 70% das urnas apuradas às 7h (horário de Brasília) desta segunda-feira (3), a candidata governista aparece 30 pontos à frente de sua adversária, Xóchitl Gálvez, senadora e empresária de centro-direita e de raízes indígenas.

A presidenta de Honduras, Xiomara Castro, se comunicou com Sheinbaum por telefone após a divulgação dos resultados para manifestar seu desejo em “trabalhar juntas pela unidade da América Latina e do Caribe”.

“Como a primeira mulher presidente de Honduras, estendo minhas sinceras felicitações à primeira mulher presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, por ter alcançado uma vitória eleitoral retumbante, de mãos dadas com o povo do México e nosso amigo (presidente Andrés Manuel) López Obrador”, disse Castro em seu perfil na rede social X

"Da Argentina, nosso país, saudamos o povo mexicano pelo histórico dia democrático que protagonizou”, disse a ex-presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner". "Parabenizamos o Movimento de Regeneração Nacional (Morena) pela vitória nas urnas e sua candidata, agora a primeira presidenta do México, Dra. Claudia Sheinbaum”, disse ela.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por sua vez, classificou a eleição mexicana como “uma extraordinária demonstração de civismo e democracia", com "uma grande participação nas eleições presidenciais". "Parabenizo este nobre povo, sua presidente eleita Claudia Sheinbaum, o Partido Morena, o PT e os movimentos sociais”, postou Maduro.

O governo venezuelano emitiu uma declaração, divulgada pelo ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, na rede social X, na qual parabenizou “a grande vitória do povo mexicano e da presidente eleita Claudia Sheinbaum, que obtiveram uma vitória contundente, de mãos dadas com as forças da esquerda e do progressismo, sobre a direita retrógrada desse país irmão, garantindo que as transformações necessárias continuem avançando com a força necessária para o bem-estar de todo o México”.

O ministro das Relações Exteriores cubano, Bruno Rodríguez, juntou-se às mensagens de felicitações à Sheibaun reiterou “a vontade de Cuba de continuar promovendo as relações econômico-comerciais de cooperação, solidariedade e amizade que nos unem”.

O governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou uma mensagem à nova presidente na qual disse que “em nome de nosso povo e governo e, é claro, em nome das heroicas mulheres nicaraguenses, nós a parabenizamos por sua histórica vitória de hoje, 2 de junho, que a torna a primeira mulher presidente de seu país”.

“Temos certeza de que sua seriedade, firmeza e amor demonstrado pelo México e suas famílias serão fatores decisivos para seus sucessos, ou seja, para os novos triunfos do povo mexicano”, destacou o texto oficial.

A presidência da Costa Rica, por sua vez, destacou a irmandade que existe entre as duas nações.

“Parabéns Claudia Sheinbaum por ter conquistado a presidência democraticamente e por ser a primeira mulher a ser presidente desse país. Meus melhores votos para ela e para o México", acrescentou a mensagem publicada na rede social X.

As autoridades russas também parabenizaram a candidata vencedora nas eleições mexicanas.

“Parabenizamos a Sra. Sheinbaum por esse sucesso impressionante”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, acrescentando que “temos tido um diálogo político e uma cooperação muito frutífera com o México há muito tempo”.

Os ex-presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Argentina, Alberto Fernández, que estavam no México como observadores eleitorais para as eleições, compartilharam nas mídias sociais que tiveram uma reunião com Sheinbaum.

“Tive o privilégio de poder abraçar a nova presidente deste amado país (...). Tive a honra de estar com ela e sua equipe para receber os primeiros resultados. Uma mulher progressista continuará no México a enorme tarefa que meu querido López Obrador iniciou", mencionou o ex-governante argentino.

Evo Morales, por sua parte, enfatizou que “Claudia é a América Latina. Obrigado ao irmão López Obrador por ser a reserva moral da humanidade”.

O presidente da Bolívia, o esquerdista Luis Arce, parabenizou a "contundente vitória" que a "irmã" Sheinbaum obteve, fazendo "história" como a primeira mulher a liderar o governo. 

"Estamos convencidos de que as relações entre os nossos povos se fortalecerão para continuarmos a trilhar o caminho da fraternidade, da cooperação e da solidariedade", disse Arce na sua conta da rede X, defendendo trabalhar para a integração regional e "um mundo multipolar". 

O Uruguai parabenizou Sheinbaum por meio de mensagem de seu presidente, Luis Lacalle Pou, na rede X: "Desejo-lhe sucesso em sua gestão e trabalharemos para fortalecer ainda mais os laços entre nossos países".

Outra reação veio do Panamá, cujo presidente, Laurentino Cortizo, desejou à vencedora "sucesso em sua gestão":  "Parabenizo o povo mexicano pelo exercício democrático realizado e sua presidente eleita @Claudiashein, a primeira mulher a ocupar este importante cargo na história do México".

Já de fora da região, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, saudou a vitória de Sheinbaum: "Parabéns...Pela primeira vez na sua história, o México terá uma mulher à frente da Presidência". 

"Continuaremos trabalhando para fortalecer as relações entre Espanha e México", acrescentou.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também parabenizou Sheinbaum: "Felicito Claudia Sheinbaum pela sua eleição histórica como primeira mulher presidente do México", disse Biden em comunicado, acrescentando que espera trabalhar com ela "no espírito de parceria e amizade".

A presidente da Comissão Europeia (o braço Executivo da UE), Ursula von der Leyen, felicitou no X a "sua eleição histórica como a primeira mulher presidente do México". 

"Espero fortalecer as nossas relações bilaterais sob a sua liderança", sublinhou.

O presidente russo, Vladimir Putin, também deu os parabéns e desejou "sucesso" à esquerdista na sua administração, para destacar que "o México é um parceiro tradicionalmente amigo da Rússia na América Latina". 

"Esperamos que a sua presidência contribua para o desenvolvimento contínuo da cooperação construtiva entre os nossos países", acrescentou.

*Com Telesur e AFP

Edição: Leandro Melito