1ª vez na história

Trump é condenado por fraude fiscal e se torna primeiro ex-presidente dos EUA sentenciado por processo criminal

Trump pagou por silêncio de atriz pornô nas eleições de 2016; pena será anunciada em 11/07, mas prisão é pouco provável

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Trump foi condenado por fraude financeira ocorrida durante as eleições de 2016, quando ele derrotou Hillary Clinton - SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O júri popular composto por 12 cidadãos de Nova York decidiu, de forma unânime, nesta quinta-feira (30), pela condenação do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Republicano) em todas as 34 acusações feitas contra ele. A decisão é histórica, por ser a primeira vez que um ex-presidente estadunidense foi acusado e condenado criminalmente.

Trump foi condenado por fraude financeira ocorrida durante as eleições de 2016, quando ele derrotou Hillary Clinton (Democrata) na corrida presidencial. Na ocasião, o então candidato à presidência dos EUA ocultou um pagamento de US$ 130 mil feito por seu advogado para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, que teve encontro sexual com o ex-presidente.

Agora está a cargo do juiz responsável pelo caso, Juan Merchan, o anúncio da pena de Trump, previsto para 11 de julho. O ex-presidente poderá ser condenado à prisão por até quatro anos, mas especialistas consideram mais provável a aplicação de uma multa e um período em liberdade condicional.

Ao final do julgamento, Trump se disse vítima de perseguição política e defendeu que o "verdadeiro veredito" virá em 5 de novembro deste ano, quando ele deverá concorrer novamente à presidência dos Estados Unidos, disputando com o atual presidente, Joe Biden. A legislação estadunidense permite que um cidadão condenado criminalmente ou até mesmo preso concorra às eleições presidenciais.

 

Edição: Rodrigo Chagas