Rio de Janeiro

papo na laje

Protagonismo da juventude de favela do Rio é tema do Papo na Laje desta quinta-feira (30)

"Nada sobre nós sem nós", afirmam jovens sobre ações em seus territórios; programa vai ao ar às 18h no Youtube

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Episódio foi gravado na Laje Cultural Cadu Barcellos da Casa Movimentos, na favela da Maré - Camila Rodrigues

A juventude de favela do Rio quer protagonismo na decisão das políticas públicas que vão impactar suas vidas. Esse é o tema do episódio do Papo na Laje que vai ao ar nesta quinta-feira (30). Os convidados são Ricardo Fernandes, fundador do Instituto Arteiros, e Jessica Couto, diretora da organização de jovens favelados e periféricos Movimento.

Leia mais: Papo na Laje destaca atuação da juventude em movimentos populares no Rio de Janeiro

Cria da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, Ricardo Fernandes contou como seus professores incentivaram o contato com o teatro desde cedo, e a importância de projetos sociais como o da Central Única das Favelas (CUFA) no desenvolvimento do interesse em arte e cultura. Hoje ator e diretor de teatro, Ricardo também é coordenador de arte e cultura da Movimentos.

"O objetivo da Movimentos até hoje é ser um facilitador de assuntos que estão no mundo inteiro sobre a vida das pessoas da favela. O mundo inteiro fala sobre as favelas, sobre pessoas pretas, mas muitas vezes a favela e as pessoas pretas não estão nesses ambientes. A partir do nosso processo de formação fomos entrando nesses ambientes como movimento", disse à apresentadora Dani Câmara.

O programa foi gravado na Laje Cultural Cadu Barcellos da Casa Movimentos, localizada no Parque União, do Conjunto de Favelas da Maré, zona norte do Rio de Janeiro. O espaço presta homenagem ao proeminente cineasta mareense que foi morto em 2020 em uma tentativa de assalto no centro da cidade.

Para a produtora cultural Jessica Couto, quem é de comunidade sabe que potência da favela vai muito além do que é representado nas mídias hegemônicas. A diretora executiva da Movimentos afirma que a frase "nada sobre nós sem nós" é um lema que reverbera nas ações da organização. "A gente não quer que nenhuma pauta que atravesse nossa vida seja debatida por quem não vive nossa realidade", disse.

Leia também: 

"Quando a gente começa a se apropriar desse lugar, a gente fala que quer opinar sobre políticas pública. A juventude da favela é uma das mais impactadas com as políticas de guerras às drogas, e várias outras políticas racistas e classistas impostas. Nada mais justo do que a juventude mais impactada falar sobre esses problemas", completa Jessica.

Assista

Papo na Laje

Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.  

A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).

Edição: Clívia Mesquita