FUTEBOL RURAL

Símbolo da revitalização rural chinesa, campeonato de futebol Cun Chao tenta repetir sucesso de 2023

Condado 'viralizou' nas redes após a publicação dos videos dos jogos, passando a receber milhares de turistas

Ouça o áudio:

Partida das secundaristas de Rongjiang prévio à final do Cun Chao - Mauro Ramos
No passado, as pessoas de fora não sabiam que temos tantas etnias e não conheciam nossas paisagens

O campeonato de futebol rural que viralizou nas redes sociais chinesas em 2023 começou novamente. O condado de Rongjiang, na província de Guizhou, tem menos de 400 mil habitantes. Chamou a atenção do país no ano passado pela liga chamada Cun Chao. Nela, trabalhadores, estudantes, mulheres e homens de diversas áreas da cidade participam representando seus povoados. A competição também conta com apresentações artísticas dos moradores de diversas etnias, como as Dong e Miao.

Gu Xuerui, Moradora do povoado Shoudong, conta que o governo local garante alguns custos, como eletricidade, apoio logístico e segurança, mas os moradores também contribuem com o que está a seu alcance.

"Aqui, todo mundo, principalmente os mais jovens, estão dispostos a contribuir para melhorar o desenvolvimento da nossa cidade. As pessoas podem doar a quantia que quiserem, seja 20 yuans ou 100 yuans. Não tem a ver com a capacidade econômica, mas com a disposição para contribuir com o povoado. É voluntário, não obrigatório", diz.

Antes do campeonato de futebol, a pequena cidade fez outras tentativas que não foram tão bem-sucedidas em divulgar o turismo na região, com festivais como o da Melancia ou do Touro. A moradora lembra que o Cun Chao despertou atenção pelas redes sociais. E isso não aconteceu por acaso.

Como uma das estratégias para revitalização rural, o condado de Rongjiang organizou pequenos espaços de formação e concursos de vídeos nos povoados, que eram postados e que logo viralizaram.

"No passado, as pessoas de fora não sabiam que temos aqui tantas etnias e também não conheciam nossas paisagens naturais ou o ar puro das nossas aldeias. O Cun Chao nos trouxe vários benefícios. A nossa próxima geração tem boa saúde e os turistas estrangeiros podem sentir a felicidade do nosso povo. Todos aqui têm esperança de uma vida melhor."

Em 2023, o Cun Chao fez com que Rongjiang recebesse mais de sete milhões e meio de turistas, um número 20 vezes maior que a população do condado. Neste ano, estão sendo convidadas equipes de outras partes do país, como o time de futebol da Polícia de Hong Kong, que levou uma delegação de 40 pessoas. A equipe foi recebida no povoado de Shoudong, cujos moradores são da etnia Dong.

"Temos muita sorte de ter a oportunidade de visitar aqui. Isso foi um grande sucesso e agora a Super Liga dos Povoados se tornou viral nas redes sociais e pessoas de todo o mundo estão adorando os jogos. Então nós queríamos estar aqui. Você pode ver que eles nos receberam com as comidas e bebidas daqui, de uma forma tradicional muito especial. Tudo isto é muito impressionante para nós", ressalta Chan Hing-gwan, capitão do time da Polícia de Hong Kong.

A província de Guizhou tem mais de 90% do seu território coberto por montanhas e colinas. De 2012 a 2021, a quilometragem das vias rápidas da província triplicou de 2.630 km para mais de 8 mil km.

Segundo dados do governo provincial, mais de US$ 100 bilhões foram investidos em transporte entre 2017 e 2022. O financiamento recente possibilitou o início de 69 projetos de rodovias. Esse também é um dos destaques de Chan Hin-gwan.

"Nós viemos de Hong Kong em trem de alta velocidade, e em 4 horas chegamos à capital desta província, e logo viemos para cá. Ao longo da viagem vimos que o trem saiu de uma área plana e passou a atravessar as montanhas, vimos muitos túneis. Tudo isso permitiu a conexão desta área com o resto do mundo. Acho isso muito bom."

Hin-gwan também destaca as visitas feitas a algumas escolas, onde os alunos vêm da montanha e são originários de diferentes etnias, com diferentes estudos. "Estão aprendendo sobre alta tecnologia, sobre inglês, e ao mesmo tempo estão preservando suas tradições. Então, acho que é uma combinação muito boa. Pode servir como um caso de muito sucesso para o resto do mundo", complementa.

Edição: Nicolau Soares