O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) manteve seu mandato após decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que por 7 votos a 0, optou por não punir o ex-juiz da Lava Jato por abuso de poder econômico.
O julgamento avaliava possíveis gastos excessivos em sua campanha ao Congresso de 2022. Como anteriormente havia se candidatado à presidência - depois deixando a corrida eleitoral em março daquele ano - o senador utilizou o orçamento já previsto também em sua campanha ao Congresso Nacional.
Apesar de críticas ao TSE e principalmente a Alexandre de Moraes pela absolvição - o ministro do STF tem sido pressionado pela extrema direita, inclusive fora do Brasil - outras análises dão conta de que, agora, o judiciário brasileiro pode se concentrar nos julgamentos de Jair Bolsonaro (PL) e dos militares envolvidos na trama golpista de 2022.
Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Haddad enfrenta bolsonaristas no Congresso
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para falar com parlamentares sobre o tema. Durante a audiência, o deputado Abilio Brunini (PL-MT) chamou Haddad de "negacionista da economia".
Utilizando táticas como a do agora ministro do STF, Flávio Dino, Haddad usou de muita ironia e ataques diretos ao deputado bolsonarista para desqualificar as táticas da extrema direita.
:: Haddad diz que inflação está sob controle ::
O ministro afirmou que "a terra é redonda sempre" e que bolsonaristas "negavam até vacina" durante a pandemia de covid-19. Haddad ainda criticou o parlamentar ao falar que o governo Bolsonaro quase destruiu a cultura do Brasil. "O senhor tem que aprender que a diversidade cultural é parte da cultura. O senhor gosta é de monocultura".
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) e também o governador Eduardo Leite (PSDB). Melo tem sido extremamente criticado pelos cidadãos da capital gaúcha, pela falta de gestão da crise na cidade. Há inclusive um pedido de impeachment contra ele feito por moradores da cidade.
Melo pediu que os moradores colocassem os móveis atingidos pelas enchentes na rua e voltassem para suas casas. Sem conseguir retirar o material, outra chuva atingiu a cidade e várias áreas voltaram a ter água acumulada. O prefeito também não fez a manutenção das bombas responsáveis por sugar a água do Guaíba, o que contribuiu para os novos estragos.
:: Sebastião Melo responsabiliza chuva e população após enchente atingir novos bairros em Porto Alegre ::
Já Eduardo Leite deu entrevista desastrosa, onde afirma ter sido avisado do temporal mas, segundo ele, o Estado tinha outras prioridades no momento, entre elas, o equilíbrio fiscal.
Em tempos de mudanças climáticas, as políticas neoliberais implantadas no Rio Grande do Sul revelam como cuidar dos números e não das pessoas, pode resultar em grandes catástrofes.
Cafezinho
E o Cafezinho desta semana vai para os governos da Espanha, Noruega e Irlanda, países europeus que anunciaram conjuntamente a decisão de reconhecer o Estado Palestino
A decisão vem na esteira de um pedido do promotor do Tribunal Internacional de Haia para que o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, seja preso por crimes de guerra e crimes contra a humanidade
:: Corte da ONU ordena fim de ataques israelenses contra Rafah e libertação de reféns do Hamas ::
Netanyahu atacou duramente o procurador, acusando-o de antissemitismo. Por isso, a decisão dos três países europeus é fundamental, já que aumenta o isolamento israelense, que segue com uma política genocida contra os palestinos na Faixa de Gaza.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes