Rio de Janeiro

SAÚDE PÚBLICA

Município do Rio inicia a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes

A faixa etária foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo o último informe do Ministério da Saúde, desde o início do ano, 2.899 pessoas morreram por dengue no Brasil - Foto: Instituto Fiocruz

O município do Rio de Janeiro inicia nesta quinta-feira (23) a aplicação da segunda dose da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes a partir de 10 e 14 anos. O imunizante está disponível nas unidades de Atenção Primária da saúde. 

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde (MS), a segunda dose da vacina começa a ser aplicada em crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose do imunizante há três meses, conforme data da dose inicial aplicada. A faixa etária da campanha foi selecionada pelo MS por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.

A campanha de vacinação contra a dengue para este público alvo começou no dia 23 de fevereiro, e, até o final da primeira etapa da campanha, aplicou mais de 130 mil doses do imunizante. 

Para receber a vacina, o menor de idade deve estar, preferencialmente, acompanhado de um responsável e apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação, se disponível. 

Leia mais: Avanço da dengue está mais lento, mas epidemia ainda é preocupante no Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que quem teve quadro recente da doença deve aguardar seis meses desde o início dos sintomas para receber a primeira dose da vacina, e 30 dias para aplicação da segunda dose (se o quadro de dengue foi após a aplicação da primeira dose).

De acordo com a pasta, as contraindicações para o imunizante são para quem teve alergia grave a um dos componentes de uma vacina ou após uma dose anterior da mesma, indivíduos imunocomprometidos, indivíduos com infecção por HIV sintomática e gestantes ou em período de amamentação.

A SMS reforça que a vacina contra a dengue é segura e eficaz e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A campanha faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a incorporar o imunizante à rede pública de saúde.
 

Edição: Jaqueline Deister