O presidente Lula (PT) visitou pela terceira vez o estado do Rio Grande do Sul nesta semana, para levar auxílios financeiros e prestar solidariedade à população gaúcha, vítima de uma das maiores tragédias climáticas da história do país.
Durante a visita ao município de São Leopoldo, Lula anunciou R$ 5,1 mil a cada família desabrigada, pacotes do Minha Casa Minha Vida, entre outras medidas. Além disso, o presidente nomeou o então ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, para o cargo de ministro Extraordinário para a Reconstrução do Rio Grande do Sul.
O governador Eduardo Leite (PSDB), que afirma não ter sido consultado sobre a nomeação, parece não ter ficado muito satisfeito. Tucanos como Aécio Neves criticaram o nome de Pimenta, que deve trabalhar ao lado do governador para gerir os recursos federais no estado.
Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
PF encontra joias desviadas por Bolsonaro em vitrines nos EUA
A Polícia Federal localizou imagens dos kits de joias desviados por Jair Bolsonaro (PL) durante seu período na presidência do Brasil. Os presentes foram encontrados em vitrines de joalherias nos Estados Unidos.
A investigação, que é conduzida pela PF em parceria com o FBI, também colheu depoimentos de investigados e coletou uma série de provas que serão anexadas ao processo que analisa a participação de Bolsonaro no desvio de presentes entregues a ele em viagens internacionais e que foram vendidos fora do país.
:: Mauro Cid reafirma conteúdo de delação em audiência no STF ::
Agora, a Procuradoria Geral da República decidirá se as denúncias contra o ex-presidente serão conjuntas, anexando ao processo o caso das joias, a fraude nos cartões de vacina e a tentativa de golpe de estado em 2022, ou se cada uma delas será avaliada separadamente.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Além do mal estar com a nomeação de Paulo Pimenta como autoridade federal no RS, Leite tropeçou na própria incapacidade de entender a gravidade do momento.
:: Rio Grande do Sul: chegamos à era das distopias ::
Em meio a crise e a prestatividade do governo federal, escreveu em sua conta nas redes sociais agradecendo o dono do X/Twitter, Elon Musk, que doou antenas de transmissão para o estado gaúcho. Musk, que entrou em rota de colisão com o Brasil ao questionar ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal.
Leite também trabalhou pelo desmonte da legislação ambiental ao derrubar quase 500 decretos ambientais no Rio Grande do Sul, medida que, segundo ambientalistas, torna o estado mais vulnerável a catástrofes climáticas.
Ainda nesta semana, Eduardo Leite criticou as doações que chegam ao estado de todo o país, porque supostamente elas estariam atrapalhando as vendas dos comércios locais. Extremamente criticado pela declaração, foi às redes sociais pedir desculpas.
Cafezinho
E o Cafezinho desta semana vai para três perdas repentinas nesta semana: os jornalistas esportivos Antero Greco, Silvio Luiz e Washington Rodrigues, o Apolinho. Os três fazem parte do imaginário do futebol ao contribuírem ativamente para a cultura do esporte no Brasil.
Silvio Luiz, que morreu aos 89 anos, foi criador de bordões e expressões inigualáveis como: "pelas barbas do profeta"; "pela mãe dos meus filhinhos"; ou ainda "olho no lance". Narrou gols, emoções e alegrias com um sotaque bem paulistano e marcante.
:: Projeto de lei 'Vinícius Jr' contra racismo em estádios é aprovado por comissão da Câmara do DF ::
Apolinho inventou a expressão "arquibaldos e geraldinos" para se referir ao torcedor raiz do Maracanã. Era um narrador de rádio, apaixonado pelo Flamengo e chegou a ser técnico do clube.
Já Antero Greco começou no jornalismo tradicional, passou e chefiou diversas redações em São Paulo, até chegar ao canal de esportes ESPN, onde fez uma das mais brilhantes duplas da TV brasileira ao lado de Paulo Soares, o Amigão, no programa Sportscenter. Extremamente político, Greco lutou contra o autoritarismo do governo Bolsonaro e morreu aos 69 anos, vítima de um câncer no cérebro.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes