Rio de Janeiro

solidariedade

Festival Palestina Livre ocorre neste sábado no Espaço Raízes do Brasil (RJ)

Encontro está previsto para começar às 14h com tarde cultural, comidas e bebidas típicas do povo palestino

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Objetivo do evento é realizar uma mobilização em solidariedade ao povo palestino - Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

No próximo sábado (18) ocorre o "Festival Palestina Terra Livre" no Espaço Raízes do Brasil, localizado em Santa Teresa, no município do Rio de Janeiro. De acordo com a organização, o objetivo é fazer uma mobilização em solidariedade ao povo palestino que desde o dia 7 de outubro sofre com os ataques realizados pelo Estado de Israel. 

O encontro está previsto para começar às 14h com uma tarde cultural repleta de comidas e bebidas típicas do povo palestino, além de apresentações artísticas, performances e shows. Entre os artistas convidados estão a Rainha do verso que é atriz, performer, escritora, poeta e slammer; a poeta, cantora e compositora MAJ; a multiartista, atriz e pesquisadora Amnah Asad; e Yousef Saif que é músico palestino especializado no instrumento Buzuk e faz parte da Orquestra Mundana Refugi.

Ao longo da tarde o microfone estará aberto para o público. Entre os parlamentares confirmados em defesa da causa Palestina estão as deputadas estaduais Renata Souza, Dani Monteiro, ambas do Psol, e Marina do MST, do PT. A vereadora Luciana Boiteux (Psol) também confirmou presença. 

Leia mais: Genocídio é 'método' de governo em Israel, diz embaixador palestino nos 4 meses de ofensiva contra Gaza

Durante o evento, uma carta pública pedindo para que o Brasil rompa relações comerciais com o Estado israelense será lida pelos presentes. Os organizadores são contrários ao contrato firmado entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa israelense Israel Aerospace Industries LTD no valor de R$86 milhões para a prestação de serviços por demanda de suporte logístico ao sistema de aviões que cuidará da manutenção de duas aeronaves remotamente pilotadas modelo Heron-I. 

“É preciso amplificar as vozes dos movimentos sociais que denunciam os genocídios da população negra e indígenas no Brasil promovidas por tecnologias desenvolvidas por esse mercado da morte que são testadas em Gaza e na Cisjordânia, além de vendidas em grande escala para diversos países, como o Brasil”, ressalta o texto de divulgação do evento.

A atividade está sendo organizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Raízes do Brasil, Julho Negro, Instituto PACS, Rede Jubileu Sul, Comitê de Solidariedade à Cuba, Juventude Sanaud, Árabes e Judeus pela Paz, Grupo Tortura Nunca Mais e Iniciativa Direito Memória e Justiça Racial.

Serviço

Festival Palestina Terra Livre 

Data: 18 de maio de 2024

Horário: Das 14h às 20h

Local: Raízes do Brasil - R. Áurea, 80, Santa Teresa.
 

Edição: Jaqueline Deister