PREVISÃO DO TEMPO

RS: Inmet alerta para chuva forte no domingo, com tempestade e ventos de até 100km/h

Instituto alerta para formação de ciclone na costa norte do estado; nível do rio Taquari subiu 11cm em uma hora

Brasil de Fato|Recife |
Nível do rio Guaíba voltou a descer ao longo deste sábado(11) - Carlos Fabal / AFP

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva forte e ventos de até 100km/h ao longo deste sábado (11) e o domingo (12).

O alerta laranja - que indica perigo de chuva intensa - vale para todo estado e atinge as regiões Noroeste, Centro, Sudoeste, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e Serra. Haverá risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

Outros dois alertas amarelos apontam chuva de 20 a 30mm e ventos de até 40km/h nas regiões do Sudoeste, Sudeste, Centro Ocidental, Serrana, Noroeste e Nordeste do estado.

:: ‘Não há mais espaço para negacionismo climático’, alerta presidente da mais antiga associação ecológica do Brasil ::

No domingo (12), a previsão é de chuva intensa, motivada pela formação de ciclone tropical na costa gaúcha e um fluxo de umidade vindo do norte, segundo o jornal GaúchaZH. O ciclone deve se formar à noite, mas, ao longo de sua formação, haverá registros de tempestades e rajadas de vento de ate 60km/h. 

Na tarde deste sábado (11), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura divulgou que o nível do rio Guaíba continuou diminuindo e chegou a 4,57m. No final de semana passada, o nível do rio chegou a 5,33m. 

:: Cartilha traz dicas para garantir segurança de crianças em abrigos ::

O nível do rio Taquari subiu 11cm em apenas uma hora, na tarde de sábado. Segundo medição feita no local, às 13h o nível estava 18,45m. Às 14h, foi para 18,66m. Na noite desta sexta-feira (10), a Defesa Civil emitiu alerta para novas inundações do rio, recomendando que a população procure local seguro. O alerta tem validade de 16 horas. 

A Defesa Civil divulgou boletim, às 09h da manhã deste sábado (11), e registrou 136 mortes, 756 feridos e 125 desaparecidos no Rio Grande do Sul. Mais de 71 mil pessoas estão em abrigo e cerca de 444 cidades foram atingidas pelas enchentes. 

Edição: Raquel Setz