Esperança

'Merece um bom descanso', diz presidente Lula sobre Caramelo, cavalo resgatado de telhado no RS

Imagens do animal há dias se equilibrando no teto de uma casa comoveram pessoas que acompanham notícias sobre a enchente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O salvamento do animal foi considerado difícil, devido ao seu peso, cerca de 350 quilos - Corpo de Bombeiros Militar do RS/Divulgação

O resgate do cavalo que estava ilhado na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi transmitido ao vivo por diversas emissoras nesta quinta-feira (9). O animal que foi apelidado de "Caramelo" nas redes sociais estava há dias se equilibrando em um pedaço de telhado em meio à inundação que tomou conta do município.  

Ele foi visto durante uma transmissão ao vivo no programa da Ana Maria Braga, na TV Globo, na manhã desta quarta-feira (8). Desde então, pessoas de todo o Brasil cobraram que as autoridades fizessem o resgate.  

O comediante Felipe Neto chegou a buscar quem pudesse realizar a operação com um helicóptero. Ao final, o resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo ao lado de veterinários. 

O salvamento do animal foi considerado difícil, devido ao seu peso, cerca de 350 quilos, ao local em que estava e às condições de saúde desconhecidas. Ele precisou ser sedado para ser retirado.  

Outra preocupação foi o tempo de curso do local do resgate até o Hospital Veterinário da Ulbra. Por se tratar de um animal de 350 quilos, não pode ficar por muito tempo deitado, uma vez que os órgãos ficam pressionados.  

"Certamente uma operação bastante complexa", afirmou o veterinário da Polícia Militar Augusto Moscardini, em entrevista à GloboNews. "Mesmo que seja um animal manso, na hora de aplicar a anestesia e chegar mais pessoas ele poderia ter tido algum tipo de reação brusca que colocasse a integridade das pessoas que estão ali. Mesmo na hora de sedar esse animal tem uma movimentação pequena, e a gente observou que o espaço que estava lá era restrito", disse Moscardini. 

"Apesar de serem animais bastante rústicos e resistentes, os cavalos são bastantes sensíveis a mudança de rotina e até ao decúbito prolongado, o tempo que ele passa deitado. É um animal que tem uma série de complicações se passar muito tempo deitado." 

Nas redes sociais, as pessoas comemoraram o resgate. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que foi dormir "inquieto" na noite de ontem ao ver as imagens do cavalo. 

"Eu fico imaginando se aquele cavalo pensasse como a gente imagina que são os pensamentos, o que aquele cavalo estava pensando sozinho, em cima do telhado. Hoje eu fiquei sabendo que já salvaram o cavalo, conseguiram tirar o cavalo, espero que ninguém monte naquele cavalo durante um bom tempo porque ele merece um bom descanso", disse durante o anúncio de crédito para família, empresas e pequenos agricultores, no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira (9).

Até o momento, o Rio Grande do Sul contabiliza 164.583 pessoas desalojadas, em decorrência das enchentes causadas pela maior crise climática do estado. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do RS, às 9h desta quinta-feira (9), 107 pessoas morreram devido a tragédia, 136 estão desaparecidas e 374 feridas 

Dos 497 municípios gaúchos, 425 relatam problemas relacionados a temporais e enchentes, afetando 1.476.170 pessoas. 67.542 pessoas estão em abrigos. Um óbito está sob investigação para saber se a causa foi ocasionada pelas enchentes.

* Matéria atualizada no dia 09/05/2024, às 16h04, quando foi confirmado que Caramelo é um cavalo macho. Anteriormente, a reportagem informava se tratar de uma égua.

Edição: Matheus Alves de Almeida