Fique ligado

Mostra de cinema começa em comunidades quilombolas em Santa Catarina nesta quarta (8)

Os territórios exibirão os filmes da programação realizada no ano passado gratuitamente até 15 de maio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Além da exibição presencial, os 28 filmes poderão ser assistidos virtualmente por meio do site da mostra - Divulgação/Janela Verde Fotografia

Começa nesta quarta-feira (8), a Edição Quilombola do Circuito de Cinema Chica Pelega nas comunidades remanescentes de quilombos do litoral de Santa Catarina. Os territórios exibirão os filmes da programação realizada no ano passado gratuitamente entre os dias 8 e 15 de maio. 

Dividida nos eixos curatoriais Resistência SC, Quilombos no plural, Visões do mundo ancestral, Memórias vivas, Fazer quilombola e Raízes em cena, a mostra traz longas e curtas-metragens de ficção e documentário.  

No total, serão sete sessões em espaços das comunidades de Caldas do Cubatão (Santo Amaro da Imperatriz), Toca/Santa Cruz (Paulo Lopes), Morro do Fortunato e Aldeia (Garopaba), Ilhotinha, (Capivari de Baixo), Maria Rosalina (Araranguá) e São Roque (Praia Grande).

Além da exibição presencial, os 28 filmes poderão ser assistidos virtualmente por meio do site da mostra. Para acessar, clique aqui.  


O circuito é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina / Sessão da Mostra Chica Pelega - 2023

Antes de chegar às comunidades quilombolas, a mostra passou por Fraiburgo, Capinzal, Monte Carlo e Campos Novos, em sete escolas e outros espaços. "Dedicada às comunidades do litoral e do oeste catarinense, aonde chegará em junho, a programação do circuito reúne diferentes olhares e perspectivas das populações negras, indígenas e brancas que constituem o caboclo da região do Contestado", informa a organização. 

De acordo com Vanda Pinedo, da comissão de curadoria e do Movimento Negro Unificado (MNU), a intenção foi "ampliar os filmes sobre o Contestado, trazendo outras histórias de figuras negras pelas quais as comunidades se identificam em seus passados históricos e nos acontecimentos presentes, em seus contextos de comunidade e em suas lutas maiores, nas semelhanças com outros contextos do país".  

O circuito é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.   

Local, data e horário das exibições: 

Comunidade Remanescente de Quilombo Caldas do Cubatão 
8 de maio - quarta-feira - 19h 
Salão Paroquial Frei Hugolino 
Santo Amaro da Imperatriz/SC 

Comunidade Remanescente de Quilombo Toca-Santa Cruz 
9 de maio - quinta-feira - 19h 
Casa da Verônica e Jorge 
Paulo Lopes/SC  

Comunidade Remanescente de Quilombo Morro do Fortunato 
10 de maio - sexta-feira -19h 
Sala multiuso da comunidade 
Garopaba/SC 

Comunidade Remanescente de Quilombo Aldeia 
11 de maio - sábado - 19h 
Sede Aldeia 
Garopaba/SC 

Comunidade Remanescente de Quilombo Ilhotinha 
13 de maio - segunda-feira - 19h 
Salão Paroquial da Comunidade  
Capivari de Baixo/SC 

Comunidade Remanescente de Quilombo Maria Rosalina 
14 de maio - terça-feira – 19h 
Comunidade Maria Rosalina 
Araranguá/SC 

Comunidade Remanescente de Quilombo São Roque 
15 de maio - quarta-feira - 19h 
Salão da Comunidade 
Praia Grande/SC 

Edição: Thalita Pires