ENCHENTES NO RS

Nível da Lagoa dos Patos aumenta e cidades do Sul do RS iniciam evacuação de áreas de risco

Pelotas, Rio Grande e São Lourenço registram água avançando pelas ruas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pelotas já apresenta áreas alagadas e famílias estão sendo removidas - Foto: Michel Corvello

Após a situação de calamidade atingir a região Metropolitana, agora a Lagoa dos Patos apresenta elevação dos níveis com o escoamento do Guaíba. Áreas costeiras do Sul do estado estão em alerta a partir de aviso da Defesa Civil divulgado ainda no final de semana. Famílias já foram removidas de suas casas em áreas de risco de cidades como Pelotas, Rio Grande e São Lourenço, que registram água avançando pelas ruas.

Na tarde desta segunda-feira (6), o nível da Lagoa dos Patos em Pelotas já excedia a cota de inundação e chegava à marca de 2 metros na régua do Trapiche e 2,2 metros no Canal São Gonçalo. As informações são da prefeitura com base em dados oficiais da Defesa Civil e dos demais órgãos que compõem a rede de operações e apoio.

A prefeitura informa que todas a localidade da Colônia de Pescadores Z3 está em alerta e famílias já foram removidas. Outras localidades de Pelotas seguem em risco de inundação, como Doquinhas, Pontal da Barra e habitações próximas à ponte sobre o Canal São Gonçalo. Mais de 100 famílias já deixaram suas casas e diversas vias bloqueadas por alagamentos.

Em São Lourenço do Sul, o nível da Lagoa dos Patos alcançou 2,3 metros, de acordo com medição da régua do Largo Laura Abreu na tarde desta segunda-feira. A informação é da prefeitura, que divulgou ainda que 13 pessoas foram removidas de suas casas. Há vias com bloqueio devido a transbordamento.

Em Rio Grande, a prefeitura informa que o nível da Lagoa dos Patos já está 90cm acima do normal. Há ruas bloqueadas com pontos de alagamento. Foram deslocadas de suas casas 89 pessoas da região das ilhas da cidade. Os dados são do boletim mais recente, na manhã desta segunda-feira.

Conforme explica a MetSul Metereologia, o vento Norte sopra até quarta-feira, piorando a situação no decorrer da semana na região da Lagoa dos Patos e seu entorno, “para onde vai a quantidade descomunal de água da Grande Porto Alegre. Cidades costeiras, como Pelotas e Rio Grande, terão inundações e que serão severas”.


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira