POR IGUALDADE

Ministra das Mulheres participa do lançamento de projeto para impulsionar candidaturas femininas

'Não é possível avançar em políticas públicas se as mulheres não estiverem à frente dos municípios', afirmou a Ministra

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Lançamento do Projeto Elas por Elas no PT da Paraíba. - Ascom PT-PB

O lançamento do projeto Elas por Elas na Paraíba, na sede do PT da Paraíba, contou com a presença da Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, na última sexta-feira (26/04). A atividade foi organizada em conjunto pela Secretaria Estadual das Mulheres do PT da Paraíba, a Secretária de Finanças do PT/PB, a Direção Estadual do PT da Paraíba e a assessoria da Ministra. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceria com as Secretarias estaduais de Mulheres do PT, e visa promover o empoderamento e inclusão de mulheres na política. 

Além da presença da Ministra, o evento contou com a participação de dirigentes municipais e estaduais do Partido dos Trabalhadores, parlamentares em exercício, de pré-candidatas do Partido dos Trabalhadores da região metropolitana de João Pessoa. 


Lançamento do Projeto Elas por Elas na sede do PT da Paraíba. / Ascom PT-PB

Durante o lançamento, a Ministra Aparecida Gonçalves expressou seu apoio incondicional à iniciativa e ao projeto, ressaltando a importância de políticas públicas efetivas para promover a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres.

“Sem igualdade, as mulheres têm de ficar em casa, lavando, passando, cozinhando, porque não nos querem nos espaços públicos, não nos querem nos espaços de trabalho e nem nos espaços de poder. Essa é a realidade”, destacou a ministra.

A ministra enfatizou que nas eleições deste ano, o debate precisa ser feito para que os e as candidatas tenham, em suas propostas de campanha, a criação de secretarias de mulheres. “Um espaço específico de política para as mulheres”, continuou.

Cida Gonçalves ressaltou ainda que não é possível avançar em políticas públicas se as mulheres não estiverem à frente dos municípios. “É lá que as mulheres sofrem violências, onde acontecem os estupros e as meninas ficam grávidas”, pontuou. 

O projeto Elas por Elas é o maior projeto político-partidário para inclusão de mulheres na política em toda a América Latina, e foi idealizado pela Secretaria Nacional de Mulheres em 2018. Ele surge como uma resposta às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade, buscando criar oportunidades e ampliar o espaço das mulheres nos espaços políticos e de poder.

A iniciativa visa potencializar as candidaturas de mulheres para que elas tenham êxito na disputa eleitoral, e dessa forma seja possível ampliar a bancada feminina em todo o Brasil e fortalecer o projeto das mulheres do PT.  Entre as diversas ações estão as capacitações, acompanhamento e suporte para as mulheres pré-candidatas nas eleições.

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, destacou que o Governo do presidente Lula é feito pelas mãos das mulheres. “Pela primeira vez temos uma grande presença de ministras. Além disso, temos esse ano o desafio grande de eleger mais mulheres para prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras. Não podemos esquecer que continuamos sob a ameaça do golpe”, lembrou a secretária nacional. 

Para as mulheres da Paraíba, o lançamento do projeto Elas por Elas representa não apenas um momento de união e troca, mas também uma fonte de inspiração e empoderamento. É um lembrete de que juntas, mulheres podem conquistar grandes feitos e transformar realidades.

Priscila Kelly, Secretária Estadual das Mulheres do PT, enfatiza que o desde 2018 vem ampliando e fortalecendo a participação das mulheres do PT nos espaços de poder,  parlamento, gestão e partidário. 

“O projeto dá a oportunidade de formações, orientações e suporte político. Nessas eleições de 2024 nossa meta é eleger várias mulheres do PT, vereadores, vice-prefeitas e prefeitas na Paraíba inteira. Mulheres que possam nos representar com seus mandatos e construir políticas públicas a partir das nossas realidades” destacou a dirigente estadual. 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa