A partir desta sexta-feira e até domingo (de 26 a 28), a cidade de Salvador recebe o II Encontro Nacional de Negritude do Psol. A programação terá como tema principal "Unir a Luta Antirracista à Construção do Socialismo".
Cerca de 400 pessoas são esperadas no evento, que terá programação diversificada. São mesas de debates e grupos de trabalho que vão discutir política de inclusão, racismo estrutural, representatividade negra na política, cultura afro-brasileira e resistência.
A abertura oficial será realizada na sede do Ilê Aiyê, organização histórica e pioneira do movimento negro brasileiro. O espaço histórico carrega o simbolismo da organização que teve papel importante na luta contra a ditadura militar, na valorização da cultura dos países do continente africano e na denúncia do colonialismo e do apartheid.
Figuras que contribuíram para a luta racial no Brasil, como Marielle Franco, Mestre Moa do Katendê, Lula Rocha e Lélia Gonzalez serão homenageadas em uma exposição inédita do artista Cris Vector. Outros temas como a força da cultura negra como estratégia de enfrentamento às desigualdades, à violência policial, à pobreza e ao desemprego também estarão presentes.
Edição: Matheus Alves de Almeida