A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estará em João Pessoa nesta quinta-feira (25) para o lançamento da Campanha "Brasil sem Misoginia", onde participará de uma sessão especial no Plenário da Casa, às 14h30.
A campanha tem como objetivo mobilizar diversos setores da sociedade para combater o ódio, a discriminação e a violência contra a mulher, sendo uma iniciativa do Ministério das Mulheres para prevenir o feminicídio e combater a violência de gênero.
Para Lídia Moura, Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, a ministra vem no intuito de fortalecer os vínculos e as lutas, mas principalmente os organismos de defesa das mulheres:
“É muito importante para nós a visita da ministra, especialmente por ocorrer logo após a reunião da Comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher (CSW). A ministra irá pedir apoio do legislativo para a campanha ‘Brasil sem Misoginia’, um problema que é a raiz de muita violência contra as mulheres. Ela também falará com as gestoras do Fórum coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Fórum de Gestoras Municipais da Paraíba) para coordenar que esses organismos e coordenadorias sejam transformadas em secretarias, e estimular para que os municípios onde ainda não temos esses equipamentos e serviços possam ser institucionalizados, porque isso garantirá a possibilidade das políticas transversais com outras áreas”, explicou Lídia Moura.
Cida Gonçalves também irá se reunir com as marisqueiras que trabalham na aquicultura e também com outras pescadoras. “A ministra irá dialogar com essas mulheres a fim de que possamos estabelecer parcerias e avançar no diálogo daquelas prioridades, daquilo que é muito importante para elas”, destaca a Secretária.
Além do lançamento da campanha, a ministra terá um encontro com o governador da Paraíba, João Azevêdo. Ainda na quinta-feira, Cida Gonçalves estará presente no Fórum de Gestoras Municipais da Paraíba.
No dia seguinte, sexta-feira (26), às 9h30, a ministra terá um encontro com mulheres marisqueiras e pescadoras dos municípios de Cabedelo, Pitimbu, Bayeux e Santa Rita. O evento será realizado no Centro Universitário UNIESP, BR-230, Km 14 - s/n - Morada Nova, Cabedelo/PB, e servirá como um espaço de escuta ativa das necessidades das mulheres das águas e formulação de políticas transversais para atender às trabalhadoras.
Esta não é a primeira vez que a ministra Cida Gonçalves visita João Pessoa. Em julho de 2023, ela anunciou a criação de três Casas da Mulher Brasileira na Paraíba, uma na capital, outra em Patos e uma terceira em Campina Grande. A ministra destacou que as casas já instaladas têm surtido efeitos positivos devido ao aparato para atender mulheres vítimas de violência. Na Paraíba, as unidades anunciadas pela ministra estão em processo de licitação no Ministério das Mulheres e também na Justiça.
Agenda da Ministra Cida Gonçalves
Dia 25 de abril (quinta-feira)
9h - Recepção pelo Governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo
Local: Granja Santana - Residência Oficial do Governador
Endereço: Av. Min. José Américo de Almeida - Miramar, João Pessoa/PB
10h30 - Fórum de Gestoras Municipais da Paraíba
Local: Sebrae/PB
Endereço: Rua Joaquim Pires Ferreira - Estados, João Pessoa/PB
12h - Almoço com a Secretária de Mulheres da Paraíba, Lídia Moura
14h30 - Audiência Pública: Brasil sem Misoginia
Local: Plenário Deputado José Matriz - Assembleia Legislativa da Paraíba Endereço: Praça João Pessoa, S/N - Centro
19h - Jantar com deputadas estaduais da Paraíba
Dia 26 de abril (sexta-feira)
9h30 - Encontro com Marisqueiras e Pescadoras dos Municípios de Cabedelo, Pitimbu, Bayeux e Santa Rita, com a presença dos Governos Estadual e Municipais
Local: Centro Universitário UNIESP, BR-230, Km 14 - s/n - Morada Nova, Cabedelo/PB
14h30 - Deslocamento terrestre de João Pessoa/PB para Recife/PE
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Cida Alves