A Lava Jato, que se pretendia uma operação contra a corrupção, agora é alvo, justamente, de uma investigação por suposta corrupção de seus juízes e desembargadores. A decisão do corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luiz Felipe Salomão, de afastar integrantes da 13ª Vara Federal de Curitiba – depois revertida em partes pelo pleno do Conselho e, em especial, pelo ministro Luiz Roberto Barroso – caiu como uma bomba na capital paranaense.
A investigação aponta irregularidades no desvio de mais de R$ 2 bilhões de reais da operação em favor de uma fundação privada, que seria controlada por pessoas ligadas ao ex-procurador da República, Deltan Dallagnol.
:: CNJ afasta juíza Gabriela Hardt e desembargadores por irregularidades na Lava Jato ::
A reversão do pleno do CNJ devolveu os cargos da juíza Gabriela Hard e Danilo Pereira, respectivamente a ex e o titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, mas manteve o afastamento dos desembargadores Thompson Flores e Loraci de Lima – Pereira, no entanto, pode ser afastado novamente por Salomão, já que outro processo é movido contra ele.
Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.
Congresso quer acuar o governo e o STF
O centrão, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se articulam para dificultar a vida do governo federal no Congresso. Além da PEC do Senado que endurece ainda mais a já combalida Lei de Drogas, em resposta aos movimentos do STF para legalizar a posse e o cultivo de maconha, Lira quer abrir CPIs, que podem despender energia do governo na Câmara dos Deputados.
:: Após atrito com Lira, governo consegue adiar votação de lista de vetos para quarta (24) ::
O movimento do Congresso é uma reação a um suposto ativismo judicial do Supremo, mas também uma resposta ao governo, após a demissão de um familiar de Lira, que estava lotado no Incra de Alagoas – o pedido era uma demanda de movimentos populares, que viam em César Lira, um inimigo contra os avanços necessários na reforma agrária da região.
Lira inclusive quer pautar um "pacote de maldades", que incluiria uma revisão do projeto que estabeleceu equidade salarial para homens e mulher. Se é possível analisar uma ofensiva do presidente da Câmara contra o governo, os movimentos também podem ser um sinal de fraqueza de Lira, que está prestes a deixar o cargo na Câmara.
Panela de Pressão
Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o estado de Israel, que mesmo após advertências da comunidade europeia e dos aliados de primeira ordem, Estados Unidos, lançaram uma ofensiva contra o Irã, após os ataques do país árabe na última semana.
O Irã avisou que enviaria dezenas de drones e mísseis – que foram prontamente abatidos pelas defesas de Israel – em uma resposta ao ataque israelense à embaixada iraniana em Damasco, que vitimou membros da Guarda iraniana.
Agora, o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu avalia um ataque direto às instalações nucleares do Irã, o que pode causar uma escala sem precedentes e uma guerra regional que pode levar ainda mais terror ao oriente médio.
Cafezinho
O Cafezinho desta semana vai para os homens e mulheres que constroem a luta pela Reforma Agrária no Brasil. Neste mês de abril, tradicional período de lutas do MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 28 ocupações em 11 estados, para denunciar a ausência de políticas pública para trabalhadores do campo.
:: Sem terras ocupam área da Embrapa no Alto Sertão Paraibano ::
O Abril Vermelho, como é chamado para o movimento, lembro os 28 anos do Massacre de Eldorado do Carajás, que aconteceu em um 17 de abril de 1996. Na ocasião, 21 famílias que ocupavam uma área na Curva do S, no Pará, foram assassinadas pela Polícia Militar.
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes