memória

Stedile participa de debate sobre os 60 anos do golpe em Porto Alegre nesta sexta (12)

Coalizão Brasil por Memória, Justiça, Reparação, Verdade e Democracia organizou calendário de atividades

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Ativista social do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile vai tratar das mortes do campesinato na ditadura - José Eduardo Bernardes

A Coalizão Brasil por Memória, Justiça, Reparação, Verdade e Democracia organizou um calendário de atividades voltado para a data chamado "Ditadura, Memória, Verdade e Justiça: Não Repetição".

Em Porto Alegre, a Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD), uma das entidades que faz parte da Coalizão, realiza nesta sexta-feira (12), às 19h, o debate Ditadura: Memória, Verdade, Justiça e Reparação – Não Repetição, com a participação de Antônia Mara Loguercio, ex-presa e perseguida política e Juíza do Trabalho Aposentada, e João Pedro Stedile, ativista social do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e economista.

O evento conta com a parceria da UniRitter Zona Sul e acontecerá no Auditório Master (Rua Orfanotrófio, 555, Alto Teresópolis, Porto Alegre). Na ocasião haverá a distribuição do livro “Torre das Guerreiras e Outras Memórias”, de Ana Maria Ramos Estevão, publicado pela Fundação Rosa Luxemburgo.

Segundo uma das organizadoras, a juíza Karla Aveline, da coordenação da AJD RS, o objetivo é debater os anos de chumbo sob a perspectiva do campesinato e das mulheres. "Por isso convidamos a Mara Loguercio e o João Pedro Stedile. E decidimos fazer esse debate na UniRitter justamente para alcançar outros públicos, onde esse tipo de tema não chega. No segundo semestre, pretendemos debater sobre as mortes indígenas na ditadura."

A Coalizão conta com a participação de diversas entidades e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a democracia e os 60 anos do golpe cívico-empresarial-militar no Brasil. Ela também busca fomentar, realizar, divulgar amplamente ações no estado do Rio Grande do Sul que ensejem a reflexão sobre o valor da democracia e os fatos ocorridos na ditadura militar no Brasil, visando a criação e o resgate de memórias, bem como o encaminhamento de propostas de políticas públicas aos responsáveis legais.

Para saber mais sobre o calendário de eventos acesse: coalizaomemoria.org.br.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko