Celebração

Festival Sarau-Vá promove shows gratuitos com artistas consagrados em Ceilândia (DF)

Programação inicia neste sábado (6), a partir das 16 horas, na Praça da Bíblia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Evento gratuito reúne mais de 16 artistas - Divulgação Sarau-Vá (Foto Geovanna Ataides)

O festival Sarau-Vá completa 10 anos com uma celebração especial na Praça da Bíblia, no centro de Ceilândia, neste sábado (6) e domingo (7), a partir das 16h. O bloco apresenta diversidade de tradições locais com poesia marginal, hip hop e cultura popular com dezenas de apresentações e artistas em mais de 15 horas de festejo. A entrada é gratuita.

A abertura conta com artistas locais como DJ Pops, o grupo folclórico Onça Yayá e o conjunto musical Coco de Quebrada, que iniciam as apresentações da noite. Às 20h, as pernambucanas Jéssica Caitano e Alessandra Leão sobem ao palco, esta última indicada ao Grammy Latino em 2019 pelo álbum Macumbas e Catimbós.

Mais tarde, às 23h, após a Roda de Poesia e a mixagem do DJ Umiranda, o coletivo Ponto Br (PE/MA/SP), reconhecido como melhor grupo regional no Prêmio da Música Brasileira, promete um espetáculo memorável.

Na edição de domingo, a música continua com a DJ Jake e, às 17h, Glória Bonfim (RJ) e Filhos de Dona Maria compartilham o palco. No domingo, após a Roda de Poesia, às 20h30, o duo Surra de Rima (PE) se apresenta junto ao rapper Rapadura Xique-Chico (CE).

Às 21h30, a DJ Odara anima o público para receber o Ministereo Público Sound System, da Bahia, que encerra o Festival ao lado das cantoras Laady B e Negra Eve.

O evento é organizado pela Arsenal do Gueto Produções e Associação Encanteria Cultural com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF). De acordo com Guilherme Azevedo, um dos idealizadores, a primeira edição foi pensada e construída para celebrar raízes "olhando pra frente, pedindo a benção dos primeiros griôs para que nossas palavras também sejam inspiração. Se a gente pôde chegar aonde a gente chegou também foi devido a toda proteção que nos cerca e a todo o cuidado com a palavra e a poesia".

Ele explica que "lá no início, há 10 anos, a gente só queria um motivo para encontrar os amigos e ouvir poesia, não tínhamos noção da proporção que esse movimento iria tomar. Nos juntávamos num bar, muitas vezes sem som nem microfone, mas a necessidade de ter um espaço para ver, ouvir e falar para os nossos, fez com que mais pessoas se identificassem e fizessem o Sarau Voz e Alma ganhar essa força que tem hoje. De lá para cá, foram mais de 500 edições que inspiraram e seguem incentivando outros movimentos. A expectativa é que este Festival se torne um marco para Ceilândia, justamente por isso, pensamos e criamos uma programação que trouxesse a pluralidade cultural que esta cidade representa".

Confira a programação

Sábado - 6 de abril

16h: DJ Pops
17h: Cortejo da Onça Yayá (Casa Moringa)
18h: Coco de Quebrada
19h: DJ Pops
20h: Alessandra Leão + Jéssica Caitano
21h: Roda de Poesia
22h: DJ Umiranda
23h: Ponto BR
00h: DJ Umiranda


Domingo - 7 de abril

16h: DJ Jake
17h: Glória Bonfim (RJ) + Filhos de Dona Maria
18h30: DJ Ketlen
19h30: Roda de Poesia + Cypher
20h30: Surra de Rima (PE) + Rapadura
21h30: DJ Odara Kadiegi
22h30: Ministereo Público Sound System (SSA) + Laady B + Negra Eve 

Local: Praça da Bíblia, Ceilândia, Distrito Federal

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva