O presidente Lula cumpriu agendas diversas em Pernambuco nesta quinta-feira (4). O petista não teve compromisso em Caruaru, mas o avião presidencial pousou no aeroporto da cidade. Aproveitando a ocasião, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) esperava o presidente para garantir uma foto.
O detalhe é que Lula e o PT já firmaram apoio a José Queiroz (PDT), principal opositor do prefeito tucano para a eleição de outubro.
Pinheiro contou com o apoio da governadora e correligionária Raquel Lyra (PSDB) para conseguir o registro ao lado do presidente. O prefeito publicou em suas redes o vídeo ao lado de Lula e adotou um tom institucional para tentar conter danos junto ao eleitorado bolsonarista. "Com muita alegria, recebemos a governadora Raquel Lyra e o presidente da República, Lula. (...) Para a cidade melhorar, a política tem que ser independente de partido, de ideologia. Quem tem que vir na frente de tudo é a população", escreveu.
O tom precavido é necessário, já que para se reeleger, o prefeito do PSDB deve disputar votos do eleitorado bolsonarista. Já o campo progressista em Caruaru tende a se aglutinar em torno de José Queiroz. O bolsonarismo terá um candidato mais "puro": o deputado federal Fernando Rodolfo, que ainda não superou os 5% das intenções de votos, segundo as pesquisas divulgadas até o momento.
Saiba mais: PT rifa Rosa em Caruaru e declara apoio a Zé Queiroz
O ex-prefeito e pré-candidato José Queiroz também garantiu sua foto, com ajuda da senadora Teresa Leitão (PT). Queiroz conta com o apoio do PT – segundo o senador Humberto Costa (PT), o próprio Lula participou da decisão pelo apoio, já que o partido se aliou a Queiroz abrindo mão da candidatura própria da deputada estadual Rosa Amorim (PT).
Vaias e afagos
De Caruaru, no Agreste, o presidente da República seguiu de helicóptero até Arcoverde, na entrada do Sertão, onde inaugurou uma estação elevatória que integra a Adutora do Agreste, obra da Compesa para levar água da transposição do São Francisco para municípios de outras localidades sertanejas e principalmente do agreste.
A cerimônia teve participação do público, que vaiou Raquel Lyra (PSDB) no início e ao fim do seu discurso. "Sei que são muitos pedidos, muitas reivindicações", desconversou a tucana. Ela agradeceu a boa recepção que tem tido sempre que vai a Brasília. "No ano passado fui a Brasília 29 vezes. E este ano já fui 7 vezes. E meu time foi muito mais vezes que eu", disse ela.
Lyra fez um discurso de afagos e agradecimentos a Lula, a quem desejou um governo abençoado a frente do país. "Venho aqui como cidadã do Agreste do nosso estado, meu querido presidente, como cidadã de Caruaru. Quero de coração agradecer pelo seu trabalho. Que Deus abençoe o seu governo nessa caminhada".
Lula discursou lembrando das dificuldades que sua família no acesso a água, enquanto moravam num distrito de Garanhuns, também no Agreste do estado. "Todo mundo tem direito de tomar o banho em um chuveiro gostoso e usar uma máquina", disse ele. Assista à íntegra do discurso de Lula no evento.
O petista também lembrou que a transposição do São Francisco, planejada desde o período do Dom Pedro II, só foi tirada do papel após 2003, no seu governo. "Governadora, pode ficar certa que esse milagre será completo, porque o estado de Pernambuco terá água pra se fartar", prometeu.
A etapa inaugurada hoje, com a presença de Lula, da governadora Raquel Lyra e ministros, vai beneficiar os municípios de Arcoverde, no Sertão, além de Pesqueira, Belo Jardim, Tacaimbó, Sanharó e Alagoinha, todos no Agreste. A obra permitirá triplicar a vazão (de 200 para 600 litros por segundo) e reduzir o racionamento de água nesses municípios.
A obra é estadual, liderada pela Compesa, mas recebe robusto financiamento federal, via Novo PAC. A previsão é que a Adutora do Agreste seja concluída até metade de 2025 e, quando pronta, beneficiará 68 municípios (37% das 184 cidades pernambucanas).
Nesta quarta visita de Lula a Pernambuco neste mandato, além da etapa da Adutora do Agreste o petista inaugurou uma fábrica de hemoderivados na unidade da Hemobrás, em Goiana, na zona da mata norte. À noite, no Recife, Lula realizou o lançamento do Sistema Nacional de Cultura (SNC), que estabelece contribuições e papeis dos entes federais, estaduais e municipais no financiamento da cultura.
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Helena Dias