O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocou para esta quarta-feira (3) um dia de mobilização de funcionários públicos para pressionar o governo a reajustar os salários da categoria.
Uma série de atos deve ocorrer nos próprios locais de trabalho dos servidores. Também está programada uma manifestação em frente ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), às 10h.
Vários sindicatos já anunciaram adesão ao ato. Entre eles, estão o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), por exemplo.
Leia mais: Paralisação de técnicos do ensino e professores deve envolver 1/3 dos servidores federais
A mobilização foi convocada em resposta à proposta do governo de não conceder nenhum reajuste salarial aos servidores federais em 2024.
Desde o ano passado, os servidores negociam com o governo a correção das perdas salariais acumuladas por anos sem aumento. Segundo eles, elas passam de 30%.
O Fonasefe reivindica ao menos 22,71% de reajuste. O percentual seria dividido em três parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026.
O governo propôs 9% de reajuste entre 2025 e 2026.
Edição: Nicolau Soares