POLÍTICA

PSDB pode deixar de ter representantes na Câmara Municipal de São Paulo, cidade berço da legenda

Partido passa por crise sem precedentes na cidade onde surgiu; falta de apoio a Nunes é uma das razões da debandada

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Com vereadores debandando e sem candidatura própria, PSDB encolhe em São Paulo, cidade onde o partido surgiu - Foto: PSDB

O PSDB pode deixar de ter representantes no legislativo da maior cidade do país. A situação atípica ocorre após todos os oito integrantes da bancada tucana na Câmara Municipal de São Paulo pedirem desfiliação do partido. Na cidade berço do PSDB, a legenda vive uma crise sem precedentes.

Segundo apuração do jornal Folha de São Paulo, o fechamento da janela de filiações acontece em 5 de abril e a única possibilidade de o partido manter uma cadeira é se Carlos Bezerra Jr., atual secretário municipal de Assistência Social, permanecer. Junior é vereador licenciado e retoma o mandato na próxima semana. Ao jornal, ele disse que deve disputar a reeleição e ainda avalia a permanência no PSDB.

Os vereadores apontam a instabilidade na legenda e principalmente a relutância em apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB) para a reeleição.  Na última sexta-feira (22), a Executiva Municipal do partido descartou uma coligação com Nunes, encaminhado possibilidades de candidatura própria ou apoio a outro nome, como o de Tabata Amaral (PSB).

Dos que já pediram a desfiliação até o momento, Aurélio Nomura deve migrar para o PSD, Rute Costa para o PL, Sandra Santana para o MDB, e Beto Social para o Podemos. Gilson Barreto, Fábio Riva e João Jorge devem entrar no MDB. Já Xexéu Tripoli ainda não escolheu seu destino.

Edição: Nicolau Soares