Igualdade racial

Plano Juventude Negra Viva é lançado por Lula em Ceilândia (DF)

Governo prevê 217 ações para reduzir a letalidade e vulnerabilidades que atingem jovens negras e negros no Brasil

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Plano Juventude Negra Viva terá investimento de mais de R$ 665 milhões nos próximos anos em ações transversais de 18 ministérios - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Com investimento de mais de R$ 665 milhões nos próximos anos em ações transversais de 18 ministérios para a redução da violência letal e outras vulnerabilidades sociais foi lançado nesta quinta-feira (21), o Plano Juventude Negra Viva do governo federal. O evento de lançamento aconteceu no ginásio da Ceilândia e contou com a presença do presidente Lula, da ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) e diversos outros ministros, parlamentares e lideranças do movimento negro.

“O plano que estamos apresentando hoje é mais do que um compromisso de avançar na execução de políticas que enfrentem as vulnerabilidades sociais e a violência de dizima a nossa juventude. O que nós estamos apresentando são ações concretas para aperfeiçoar o que já foi feito até aqui para assegurar que a juventude negra viva”, afirmou Lula, durante o lançamento. O presidente ainda lembrou que todos os dias, pessoas negras, crianças, jovens, adultos, idosos são vítimas de múltiplas violações no Brasil.  

A ministra Anielle explicou que o Plano Juventude Viva é uma ação coordenada entre sua Pasta e a Secretaria Geral da Presidência da República (ministro Márcio Macêdo), com 217 ações concretas pactuadas com o objetivo de reduzir a letalidade e as vulnerabilidades que atingem jovens negros e negras no Brasil. “Nesse pacote a gente fala da redução de vulnerabilidades sociais, da redução da letalidade, de bolsa de estudo com editais de intercâmbios. A gente precisa garantir os nossos jovens vivos”.


Aniele: “A gente precisa garantir os nossos jovens vivos”. / Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Para a militante do Levante Popular da Juventude, Angela Amaral, o lançamento do Plano Juventude Viva é um “marco” para a periferia, para a classe trabalhadora e para a população negra brasileira. “Receber o lançamento do plano e o presidente Lula [na Ceilândia] marca o compromisso desse governo com a juventude negra e brasileira. Então, que a gente consiga colocar em prática todas as ações desse plano”, defendeu.

“Eu acredito que foi bem simbólico fazer o lançamento do Plano Juventude Negra Viva na Ceilândia, por ser a Ceilândia essa cidade que teve todo esse processo na construção de Brasília, e que hoje tem os filhos desse pessoal que produziu, que construiu Brasília e foi deixado de lado. Então entender que a Ceilândia também é um dos povos mais negros do DF”, observou a coordenadora do Jovem de Expressão, Rayane Soares.

Parlamentares

Eleitos principalmente por partidos progressistas na eleição de 2022, parlamentares negros de todo o país estiveram presentes no lançamento do Plano Juventude Negra, como a deputada constituinte (atualmente federal) Benedita da Silva (PT-RJ) e o deputado estadual Renato Freitas (PT-PR). “É um olhar inédito do governo federal sobre o genocídio que é praticado há séculos no Brasil e que atinge a população negra de modo geral, indígena, mas sobretudo, especialmente, infelizmente, os jovens negros”, argumentou Renato ao falar sobre o Plano.

Os deputados federais do DF Reginaldo Veras (PV) e Érika Kokay (PT), assim como os distritais Max Maciel (PSOL), Fábio Félix (PSOL), Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT) e Ricardo Vale (PT) também estiveram do evento na Ceilândia.

Para Max Maciel a ação do governo federal vai contribuir com a elaboração de diversas políticas públicas para a juventude negra, inclusive no DF. “No Brasil, 1 a cada 4 jovens negros são assassinados antes dos 19 anos. E essa realidade revoltante vai mudar com o lançamento desse pacote histórico de políticas de igualdade racial para a juventude negra viva”, ressaltou.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva