Paraná

Coluna

Desvendando a trama: o papel do ex-presidente Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado

Imagem de perfil do Colunistaesd
Freire Gomes também relatou ter participado de várias reuniões com Bolsonaro no Palácio da Alvorada em 2022, onde o presidente mencionou possibilidades de utilizar institutos jurídicos, como a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) - Valter Campanato/Agência Brasil
Freire Gomes também relatou ter participado de várias reuniões com Bolsonaro no Palácio da Alvorada

A cada dia que passa, a história comprova a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro na tentativa de golpe de Estado. Já parou para pensar que, por muito pouco, não estamos vivendo num governo militar?

Ao mesmo tempo, é preciso reconhecer, antes de tudo, a atuação do presidente Lula em defesa da democracia no dia 8 de janeiro. A postura de Lula foi responsável, corajosa e crucial para preservar a estabilidade institucional do país.

Essa é a importância de escolher líderes comprometidos com os princípios democráticos, pois eles vão preservá-los mesmo em momentos de crise. Ao contrário de líderes autoritários, que provocam crises e geram instabilidade, como artifícios para se incrustar ao poder e usar a estrutura do estado para fins próprios.

Voltando à cena do crime. Aliás, ao depoimento do ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, que deixou claro a intenção de o ex-presidente em executar um plano de ruptura democrática.

Porém, o ex-capitão foi surpreendido com o posicionamento contrário à trama golpista.

Durante seu depoimento à Polícia Federal (PF), Freire Gomes confirmou que após as eleições de 2022, Bolsonaro apresentou a ele e aos outros comandantes das Forças Armadas uma minuta de decreto para instaurar um estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e investigar a legalidade do processo eleitoral.

Freire Gomes também relatou ter participado de várias reuniões com Bolsonaro no Palácio da Alvorada em 2022, onde o presidente mencionou possibilidades de utilizar institutos jurídicos, como a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Estado de Defesa e Estado de Sítio, para impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ou seja, só esse depoimento, coloca o ex-presidente na cena do golpe, na cena do crime, crime, sim, contra a democracia brasileira.

É lamentável saber que a democracia do nosso Brasil por pouco não ruiu. Aliás, não ruiu porque as instituições (não todas, infelizmente) compreenderam seu papel dentro de um governo democrático. Por isso, o equilíbrio, a harmonia, o respeito, a autonomia e a independência são fundamentais entre as instituições.

Portanto, a vigilância aos princípios democráticos deve ser constante, assim como o fortalecimento da democracia, que acontece também através de candidaturas de pessoas comprometidas, de verdade, com o Brasil e com o seu povo.

Edição: Pedro Carrano