Na quinta-feira (21), o documentário Mulheres & Covid será lançado no auditório do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. O filme traz depoimentos de mulheres de diversos territórios do Brasil sobre o que passaram e como enfrentaram a pandemia de covid-19. A produção registra depoimentos de 10 mulheres que estiveram na linha de frente do combate à doença e suas mazelas.
O documentário, idealizado por Fernanda Kopanakis e Ivan de Angelise, terá sua exibição aberta ao público e gratuita. O filme será disponibilizado no canal da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) no YouTube e no acervo digital do Vídeo Saúde, distribuidora de produções audiovisuais da Fiocruz.
Segundo os idealizadores, entre as entrevistadas há agentes de saúde, lideranças comunitárias, caciques e mulheres quilombolas que fizeram parte de movimentos e instituições que ajudaram a salvar pessoas da doença, da miséria e da fome. O filme retrata, de forma forte e delicada, a maneira como mulheres se organizaram com seus respectivos grupos em prol do coletivo.
O documentário foi financiado a partir de um edital interno da Fiocruz e é uma realização do Departamento de Endemias Samuel Pessoa, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fiocruz (ENSP/Fiocruz), Fiocruz, Ministério da Cultura e Governo Federal, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Tem patrocínio da Johnson&Johnson, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviços:
Lançamento do documentário Mulheres & Covid
Data: 21 de março de 2024
Horário: 10 horas
Local: Museu da Vida - Fiocruz - Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister