As empresas concessionárias de transporte público coletivo por ônibus intermunicipais poderão disponibilizar informações aos passageiros, em tempo real, através de aplicativo gratuito para dispositivos móveis. A autorização consta no Projeto de Lei 10/23, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última terça-feira (19), em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.
Leia também: Cidade do Rio terá programas para auxiliar na diminuição do calor em favelas
Segundo o projeto, o aplicativo poderá informar os horários previstos e atuais dos ônibus; a localização exata dos veículos por meio de sistema de geolocalização; o tempo estimado para chegada do veículo no ponto; e o número de veículos disponíveis na linha.
A proposta nomeia o aplicativo de “Meu ônibus”, que além das informações, também poderá possibilitar a compra e recarga de passagens para a utilização do transporte. O aplicativo ainda poderá permitir a avaliação da qualidade do serviço prestado, especialmente no que concerne à pontualidade, segurança, conforto e cordialidade, devendo essa avaliação ser publicada mediante transparência ativa, em formato aberto.
*Com informações do portal da Alerj.
Edição: Mariana Pitasse