Três programas para auxiliar na contenção do forte calor que tem impactado a cidade, sobretudo nos últimos anos, foram anunciados pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O primeiro deles é batizado de "Cada Favela, Uma Floresta" e tem como um dos objetivos a diminuição da sensação térmica dentro das comunidades com a implantação de áreas verdes.
Leia também: Onda de calor no Rio de Janeiro vai durar até quando?
As outras iniciativas são a de Monitoramento Contínuo de Cobertura Vegetal da Cidade (PMCV-Rio), que fiscaliza as áreas verdes urbanas, e as Hortas Cariocas, que contribui com o aumento da área verde e a distribuição de alimentos para famílias mais vulneráveis.
As medidas foram sancionadas pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Ambiente e Clima (SMAC), que terá 30 dias para regulamentá-las.
O "Cada Favela, Uma Floresta" será implementado em comunidades e loteamentos. O objetivo é juntar as ações da SMAC de forma articulada, associando a intervenções de infraestrutura, como a microdrenagem ou o jardim de chuva, quando for o caso, conforme explicou a secretária de Ambiente e Clima, Tainá de Paula, ao jornal O Globo.
Edição: Mariana Pitasse