Rio de Janeiro

ONDA DE CALOR

Rio de Janeiro terá final de semana com altas temperaturas

Dia mais quente será domingo (17); termômetros podem chegar aos 42ºC em certos pontos da cidade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
População deve reforçar a hidratação durante o período de calor extremo - Foto: Tercio Teixeira/AFP

Uma onda de calor marcará a última semana do verão no Brasil. Segundo o MetSul, no Sudeste, os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio e Janeiro serão os mais atingidos pela “bolha de calor” que ficará instalada ao norte da Argentina e Paraguai afetando parte do Centro-Sul do país e elevando os termômetros até 10ºC acima do que é normal para esta época do ano.

De acordo com o portal meteorológico, as máximas nesta sexta-feira (15) podem atingir 37ºC a 38ºC em alguns bairros. No sábado (16), os termômetros ficam ao redor de 40ºC em parte da cidade. E, no domingo (17), a temperatura atinge marcas tão altas quanto 41ºC a 42ºC em alguns pontos. 

Leia mais: 'O calor está associado a eventos naturais, mas também a atividades humanas', diz meteorologista

O Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados especiais para as altas temperaturas como aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede; evitar bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar; evitar a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h; usar protetor solar, chapéus e óculos escuros e proteger as crianças com chapéu de abas.

A Prefeitura do Rio informou que todas as Clínicas da Família do município estão com pontos de hidratação disponíveis para a população. Confira aqui o mapa com os endereços. 
 

Edição: Jaqueline Deister